Teresina cria programa para incluir profissionais com deficiência

Descrição da imagem: Foto de todos os participantes durante o lançamento do programa Abrace Nós. As pessoas estão lado a lado, no palco do evento.Fim da descrição.
Programa vai promover a inclusão profissional de pessoas com deficiência (Foto: Ascom Semcaspi)

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) de Teresina, lançou o programa Abrace Nós, que promove a inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho.

Durante o processo de implementação, o programa realizou 36 atendimentos, 21 cadastros, 8 encaminhamentos para cursos profissionalizantes e cinco para seleção de empregos.

Eliana Lago, secretária da Semcaspi, conta que sempre teve sensibilidade de buscar compreender as pessoas com deficiência e destaca que o Programa Abrace Nós tem como objetivo somar aos serviços já existes para este público.

“A minha luta diante das pessoas com deficiência não é de hoje! Na minha vida sempre trabalhei com atendimento odontológico e ministrei disciplinas relacionadas a este tema. É um enorme orgulho estar lançando este programa que é inédito no município, feito pela atual gestão e que, com certeza, trará mudanças significativas para este público. O nome do programa, que foi pensado em conjunto com a coordenação de projetos da Semcaspi, em nome da Débora Ferraz e sua equipe, não é só da palavra nós, é nós de nó, um nó não se desfaz, um nó é todo mundo segura a mão de todo mundo e ninguém larga a mão de ninguém. É exatamente a proposta do Programa Abrace Nós, que inclui e capacita. Eu me sinto orgulhosa por estar, ainda na gestão da Semcaspi, entregando este programa para a sociedade teresinense”, comemora a secretária.

Inclusão de profissionais com deficiência

Ricardo Oliveira, coordenador do programa ‘Abrace Nós’, garante que a proposta do programa é garantir os direitos, promovendo a inclusão social, com equiparação de oportunidades e autonomia. “O programa Abrace Nós assume a responsabilidade de ofertar ações e estratégias de proteção social básica às pessoas com deficiência, principalmente, visando à inclusão deste público ao mercado de trabalho. Vamos atuar com a elaboração e oferta de cursos, capacitações, mediações de vagas de emprego, o fomento ao empreendedorismo, à autonomia e também visa despertar, cada vez mais, para o senso crítico e aos contextos inclusivos” explicou.

Programa Abrace Nós

O programa vai atuar no prédio da Semcaspi e o acesso aos serviços também pode ser feito pelo site Abrace Nós onde as pessoas com deficiência poderão se cadastrar e acompanhar os cursos de capacitação e as vagas de trabalho disponíveis.

Publicidade
Portal Acesse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.