Escola de Gente comemora Dia do Teatro Acessível com espetáculo virtual

Descrição da imagem #pracegover: Arte de divulgação do evento. Duas cortinas vermelhas estão abertas nas laterais da imagem ladeando, ao centro, a ribalta de um palco iluminado. Sobre um fundo escuro onde ao fundo estão cadeiras vermelhas de uma sala de teatro, quatro atores e atrizes em roupas coloridas estão de pé em uma posição coreografada. No alto está o texto: Venham assistir ao 1º Espetáculo Virtual Totalmente Acessível. Fim da descrição.
Espetáculo terá recursos de acessibilidade (Foto: Divulgação)

Neste sábado, dia 19 de setembro, a Escola de Gente fará a apresentação de um espetáculo virtual em comemoração ao Dia Nacional do Teatro Acessível.

Totalmente gratuita, esta será a primeira apresentação teatral virtual com todos os recursos de acessibilidade realizada no Brasil. o espetáculo contará com tradução em Libras, audiodescrição e legenda.

Em cena, estarão os atores do grupo Os inclusos e os sisos, criado pela atriz e apresentadora Tatá Werneck, que irão apresentar o espetáculo ‘Ninguém mais vai ser bonzinho’, baseado no livro de Claudia Werneck.

Considerado um dos textos de maior sucesso do grupo, a peça de esquetes trata temas de inclusão no cotidiano, em que o público pode facilmente se reconhecer. Além disso, a montagem leva a plateia a perceber formas de preconceito que nem imaginavam ter, ou então a descobrir que lida com certas situações de maneira imprópria.  

Teatro acessível

Em 2016, o Senado Federal aprovou o Dia Nacional do Teatro Acessível, celebrado no dia 19 de setembro. A data é um desdobramento da campanha ‘Teatro Acessível – Arte, Prazer e Direitos’, criada em 2011, pela Escola de Gente para garantir mais autonomia e participação de pessoas com deficiência na vida cultural de suas cidades.

Saiba mais sobre o projeto Teatro Acessível:

Para isso, a campanha percorreu o Brasil oferecendo teatro gratuito e acessível a crianças, adolescentes e jovens. Em 2013, por sua exemplaridade, a campanha foi incorporada como ação e conteúdo de política pública pelo Ministério da Cultura, através da ação da secretária de Cidadania, Diversidade e Cultura Márcia Rollemberg.

Os inclusos e os sisos

Descrição da imagem #pracegover: Foto de uma apresentação teatral com interpretação em Libras. Ao fundo vemos os atores no palco e em primeiro plano, vemos o intérprete de Libras, traduzindo a apresentação. Fim da descrição.
Dia Nacional do Teatro Acessível promove a inclusão cultural (Foto: Reprodução)

O grupo de teatro ‘Os inclusos e os sisos’ é o único no mundo que realiza todos os seus espetáculos e atividades com a máxima acessibilidade. É uma experiência teatral para todas as pessoas, com e sem deficiência.

A iniciativa surgiu em 2003, quando Tatá Werneck reuniu outros estudantes de artes cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) para criar o grupo como um projeto da Escola de Gente.

Todas as apresentações e atividades são completamente gratuitas, e abertas para pessoas de todas as faixas etárias. Ao longo de seus 17 anos de existência, o grupo se apresentou para mais de 100 mil pessoas em todas as regiões do Brasil.

Além disso, o grupo também recebeu vários reconhecimentos ao longo dos anos, inclusive uma menção na ONU como uma das experiências mais inovadoras do mundo na área de inclusão e o prêmio Cultura Populares – Edição Selma de Coco, do Ministério da Cultura.

A apresentação deste sábado tem apoio do UNICEF Brasil pode ser conferida gratuitamente, neste sábado, às 17 horas, no YouTube da Escola de Gente.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.