Salvador #PraCegoVer promove turismo com acessibilidade

Descrição da imagem #pracegover: Arte com fundo azul-esverdeado com ondulações como o fundo do mar, está a identidade visual do Salvador Pra Cego Ver, na região central, em destaque. Ela é constituída de um emoji irônico, usando óculos escuros de mito, que surge por trás de duas linhas onduladas azuis. Em volta de sua cabeça, tracinhos como os raios do sol. Abaixo das linhas onduladas, a palavra Salvador. Abaixo dela, o termo 'Pra Cego Ver'. O traço da letra G se une à letra O formando uma lupa. No centro do O tem um ponto e abaixo um tracinho que formam um olho e um sorriso. Fim da descrição.

No Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, segundo dados do IBGE (2010) e o Salvador #PraCegoVer nasceu com a proposta de promover a acessibilidade desse público.

Pela ausência de acessibilidade arquitetônica, comunicacional, nos transportes e até mesmo nas atitudes dos indivíduos, o isolamento social, para muitas pessoas com deficiência, já era uma marca do dia a dia.

Muito antes da pandemia chegar, pessoas com alguma deficiência já vivia em um tipo de isolamento social imposto pelas barreiras que impedem, desde sempre, seu pleno acesso a museus, teatros e o pior: à própria cidade.

Salvador #PraCegoVer

Descrição da imagem #pracegover: Foto de um ponto turístico da cidade de Salvador. Sob um céu intensamente azul quase sem nuvens, numa praça de paralelepípedos com algumas pessoas, erguem-se, ladeados por duas vielas com casas coloridas, dois casarões de dois andares com muitas janelas e portas, o primeiro amarelo e o segundo, bem maior, com fachada azul, ambos com acesso por uma ampla escadaria cinzenta. Fim da descrição.
A Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador (Foto: @vanessa_aragaom / @alfazemafilmes)

Pessoas com deficiência visual que moram em Salvador, na Bahia, com excelente treinamento de orientação e mobilidade, que as permite transitar pelas ruas (mesmo com suas inúmeras barreiras urbanísticas), não conhecem a beleza da cidade, a riqueza dos monumentos históricos, a singularidade da paisagem natural em contraste com as construções, a impactante mistura de povos e o que resultou dela, as vestimentas características de alguns pontos da cidade etc.

O Salvador #PraCegoVer pretende, a partir da audiodescrição, apresentar a cidade de São Salvador a baianos e turistas com deficiência visual (cegos e com baixa visão), além de traduzir para a Libras todo o conteúdo de dados históricos e curiosidades da primeira capital do Brasil, promovendo uma prévia do que pode ser o Turismo no pós-pandemia: mais empático, inclusivo, acolhedor e receptivo também a mais de 6,5 milhões de pessoas.

Descrição da imagem #pracegover: Foto de muitos colares de miçangas coloridas estão sobre um pedaço de madeira na horizontal. Eles estão milimetricamente organizados um ao lado do outro. Em cima, em um papelão preso numa madeira vertical, está escrito: Se você tem fé aqui tem axé. Ao fundo, prédios desfocados. Fim da descrição.
Projeto promove acessibilidade para pessoas com deficiência visual (Foto: @fernandoantoniofotos)

“Criamos um site, uma conta no Instagram e no Facebook, onde serão disponibilizados conteúdos acessíveis sobre a cidade de Salvador por uma equipe composta de especialistas em acessibilidade, turismo, audiodescrição, tradução, libras, numa pequena mostra da grandeza que é conviver com a diversidade. Com certeza, até mesmo quem enxerga vai perceber o quanto não conseguia ‘ver’, e o quanto agora pode enxergar”, explicam os idealizadores do projeto, contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Confira o vídeo para conhecer um pouco mais do projeto!

Pessoas com deficiência visual podem fazer um tour virtual pela cidade de Salvador por meio do Instagram e do Facebook , com auxílio de programas de leitura de tela. Para saber mais sobre o projeto, acesse o site Salvador #PraCegoVer.
 

Publicidade
Portal Acesse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.