Robôs auxiliam na reabilitação de pessoas com deficiência

Descrição da imagem #pratodosverem: Uma mulher está realizando uma terapia em um equipamento. Ela está sendo auxiliada por uma profissional da saúde. Fim da descrição.
Robôs auxiliam na reabilitação de pessoas com deficiência (Foto: Divulgação)

Já imaginou como a tecnologia pode ser utilizada na reabilitação de pessoas com deficiência? Em São Paulo (SP), pacientes de duas unidades do Centro Especializado em Reabilitação (CER), já contam com o auxílio de robôs, que estão auxiliando nos atendimentos de pessoas com deficiência.

Disponíveis nas unidades de São Miguel Paulista e M’Boi Mirim, os robôs maximizam a função residual de um paciente que foi submetido a uma cirurgia ou teve uma lesão ou doença no membro superior.

Novas tecnologias em reabilitação

Descrição da imagem #pratodosverem: Uma mulher está realizando uma terapia em um equipamento. Ela está sendo auxiliada por uma profissional da saúde. Fim da descrição.
Tecnologia vem sendo usada na reabilitação de pacientes (Foto: Divulgação)

A tecnologia desenvolvida pela empresa VIVAX – empresa brasileira de soluções high tech para reabilitação -, possibilita gravar informações como posição, trajetória, força, velocidade e explorar o desempenho motor durante os movimentos guiando o membro do paciente.

Além disso, o equipamento auxilia o fortalecimento muscular, sensorial, coordenação motora, velocidade de movimento, permite aumentar de forma gradual os movimentos, auxiliando na melhoria dos parâmetros ao longo da reabilitação.

“Temos convicção de que o investimento em tecnologia assistiva é o caminho para mudar a vida das pessoas com deficiência. Investimos na compra de equipamentos para alunos da rede municipal de ensino e servidores municipais, e agora, com a compra dos robôs, vamos ajudar a solucionar uma demanda antiga da área da Saúde proporcionando uma reabilitação mais rápida e eficiente”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

A rede de cuidados à pessoa com deficiência tem a finalidade de ampliar o acesso, qualificar o atendimento, articular e integrar os serviços de saúde (da atenção básica, especializada e hospitalar) de forma a garantir a integralidade do cuidado às pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua.

Centros especializados em reabilitação

Descrição da imagem #pratodosverem: Uma mulher está realizando uma terapia em um equipamento. Fim da descrição.
Robôs estão disponíveis em duas unidades do CER (Foto: Divulgação)

Os CERs integram as diversas modalidades de reabilitação física, auditiva, intelectual e visual e realizam diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de Tecnologia Assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no município.

A cidade de São Paulo conta com 33 unidades da rede CER, 30 com atendimento à pessoas com deficiência física. As intervenções são realizadas por equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros.

Portal Acesse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.