A rede de apoio e a grandiosidade de acolher

Descrição da imagem #pracegover: Foto de duas amigas abraçadas. Elas estão sentadas em um gramado e ao fundo vemos árvores. Fim da descrição.
Quem ganha mais? Quem oferece ou quem recebe a ajuda.

Andei pensando sobre a importância da rede de apoio na vida das pessoas. Afinal, quem ganha é o acolhido ou o acolhedor? Vamos pensar sobre isso?

Quando assumimos determinadas missões na vida, como por exemplo cuidar das pessoas, quase sempre nos dedicamos com muita entrega e energia a isso, e, por mais que tenhamos disciplina para olhar para dentro também, já que essa é uma premissa para cuidar bem, sobra pouco espaço para nós, pois via de regra, nosso tempo é voltado para o outro.

Tenho uma amiga que apesar de estar numa fase muito estressante, cansada e cheia de desafios, pois atua na linha de frente da Covid-19, trabalha horas seguidas em pé, sem descanso para sentar e muitas vezes, sem sequer beber água, não porque viva em escravidão, mas porque o foco da equipe é salvar vidas e no momento que está ali, fica totalmente entregue de mente, corpo e alma. 

Trata-se de alguém que merece todo o respeito, carinho e cuidado para relaxar e se fortalecer nos seus momentos de folga. Tirou um mês de férias e ficou isolada em casa com seus filhos e marido. Aproveitou para organizar a vida corrida, colocar a casa em ordem e redefinir a rotina da família já que geralmente fica muitas horas ausente. 

Considerando isso, imagine como foi importante para mim recebê-la de surpresa em minha casa, no último final de semana das suas merecidas férias, após rodar 100 quilômetros somente para me dar um abraço gostoso e me acalentar nesse tempo caótico que vivemos. 

Sim, perdi seu pai há menos de um mês e ela não pôde estar comigo na ocasião, não conseguimos ao menos conversar devido a rotina estressante de ambas.

“Então, essa foi a melhor forma de dizer EU TE AMO, Estou aqui e tudo ficará bem! 

Talvez você não saiba, mas as duas linguagens de amor predominantes em mim são: Toque e Atos de Serviço. E que coisa linda é quando as pessoas conseguem acessar esses saberes para também nos acessar!

_“ME PERDOE!” por não ter conseguido estar antes com você!!!

Sim, existem formas muito especiais de dizermos “eu te amo” a alguém. Me senti profundamente amada, acolhida, querida e protegida quando essa amiga deixou seu cansaço de lado para vir olhar nos meus olhos e dizer “SINTO MUITO“. 

Dar um abraço apertado, segurar minhas mãos, me convidar para sair da caverna, andar na praia, respirar, molhar os pés no mar, chorar, olhar para o céu, ver as crianças brincarem na areia, correrem livres e felizes, os maridos tão amigos conversarem e matarem a saudade após tanto tempo de isolamento, rir, tomar uma taça de vinho, me colocar num banho quentinho, hidratar os cabelos, relaxar com cuidados de um dia de princesa, simplesmente porque EU SOU importante na vida dela. 

“São as singelas atitudes que dizem quase tudo sobre quem somos.

Quando dedicamos a vida a cuidar dos outros, sabemos bem quão importante é ser cuidado também. E certamente ao nos conectarmos com esse propósito de vida, existe toda uma história profunda e dolorida por trás. Que coisa boa é ter alguém para olhar para a gente, aceitar quem somos, nos fortalecer e acolher! Dar o colo silencioso sem cobranças, sem julgamentos, sem barganhas, sem limites… 

É VERDADE, existem atitudes que falam mais que mil palavras!

Quando me olhei no espelho após aquele Day Spa reconfortante e cheio de afeto e energia, só consegui pensar “SOU GRATA” por estar viva e presente, AQUI e AGORA. 

Que coisa extraordinária é a oportunidade de PLANTAR SEMENTES lindas no coração das pessoas e quando menos se espera ter o céu inteirinho olhando para você, repleto de estrelas e amor. Ter colo, diálogo, empatia, gentileza, respeito e a entrega de alguém na mesma proporção que me entrego a tantas pessoas… 

Às vezes a ajuda que precisamos vem de onde menos esperamos… A vida é repleta de surpresas e milagres, mas é preciso estar atento e “ver com olhos de ver”.

O amor é o sentimento mais potente, transformador e indescritível que existe. É nele que habita a nossa paz, o nosso querer, a nossa força e poder.

E como é lindo sermos REDE DE APOIO a alguém que precisa de um pouco de paz! Que coisa espetacular nos desvencilharmos das nossas desculpas e agendas repletas de demandas intermináveis para simplesmente servir e acolher. 

Ao ir embora a minha amiga me deu um abraço longo e silencioso… De repente falou:

_Estou renovada! Pronta para recomeçar! Que bom ter estado aqui com você! Obrigada!

Fiquei pensando quem ganhou afinal. Eu que fui cuidada ou ela que cuidou? Tenho certeza que as duas! Essa é a magia das relações baseadas em reciprocidade!

Quantas pessoas necessitam de uma mão amiga para olhar o seu filho por alguns instantes e poder tomar um banho decente, respirar, ouvir uma música e se autorregular para estar fortalecido e inteiro para o cuidar!

É preciso olhar além dos nossos muros, lembra? E cuidar das pessoas para transformar o mundo! 

Com amor, gratidão, paz e luz,

Roberta Borges

Portal Acesse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.