Dia Internacional das Pessoas com Deficiência terá programação especial

Descrição da imagem #pracegover: Arte com a montagem dos símbolos das deficiências: visual, intelectual, física e auditiva. Fim da descrição.

Com o tema ‘Construindo de novo melhor um mundo pós-Covid-19 acessível, sustentável e que inclua a deficiência’, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência terá programação especial em 2020.

Prejudicados pela monumental pandemia, os órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU) ligados aos assuntos de pessoas com deficiência atrasaram a definição do tema, que neste ano tem como proposta promover a participação plena e igual de pessoas com deficiência e agir pelo seu desenvolvimento e sua inclusão em todos os aspectos da sociedade.

Sendo assim, neste ano, a comemoração será realizada entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro. Simultaneamente acontece a 13ª sessão da Conferência dos Estados Partes à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Para o especialista em diversidade e inclusão Romeu Kazumi Sassaki, todas as pessoas que estão acompanhando o trabalho da ONU há muitos anos, “o tema de 2020 é um encorajamento para que não abandonemos a construção por pior que seja a atual situação imposta pela pandemia. Daí o termo ‘de novo melhor’, que significa ‘continuar de modo melhor’. O termo ‘pós-Covid-19’ não se refere a ‘depois que a Covid-19 acabar definitivamente’. Ele se refere ao momento atual, real, em que a Covid-19 ainda existe sem previsão de data para acabar”, explica.

Por isso, Sassaki convoca todos para continuar construindo, desta vez melhor, o sonhado mundo acessível, sustentável e que inclua todas as pessoas com deficiência. 

Pessoa com deficiência 

Comemorado no dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela ONU em 1992, para celebrar o fim do ciclo iniciado em 1983, ano em que foi adotado pela Assembléia Geral da ONU o Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência. 

Mais que celebrar as conquistas das pessoas com deficiência e pensar em novas formas para intensificar os processos de inclusão e acessibilidade dessa parcela da população na sociedade, o evento pretende empoderar essas pessoas de maneira que elas possam influenciar os programas e políticas que afetam suas vidas em seus países.

Fique ligado para acompanhar a programação de atividades em sua cidade!

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.