Novidades nas cartilhas do Espaço da Cidadania

Confira as novidades do Espaço da Cidadania.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Cartilhas do Espaço da Cidadania. No lado direito da imagem está a capa da cartilha 'Conviva com a diferença' e do lado direito está a capa da cartilha 'Inclusão é atitude! Qual a tua?'. Fim da descrição.
As cartilhas do Espaço da Cidadania (Imagem: Divulgação)

Dentro de um mês a cartilha ‘Conviva com a diferença – Dicas para relacionamento social com a pessoa com deficiência’, do Espaço da Cidadania, trará informações sobre pessoas com autismo e pessoas com transtornos mentais. Já a cartilha ‘Inclusão é Atitude! Qual é a Tua?’ terá versão eletrônica. 

Para trocar experiências sobre as novidades haverá um encontro com os organizadores e revisores das publicações, aberto aos interessados, no dia 28 de junho.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Os participantes do encontro do Espaço da Cidadania. Fim da descrição.

Quem quiser participar pode entrar em contato com o Espaço da Cidadania até o dia 19 de junho, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (11) 3685-0915, com Leandro Vital.

1º Fórum Regional de Saúde do Trabalhador

Descrição da imagem #PraCegoVer: Logo do 1º Fórum Regional de Saúde do Trabalhador. Um capacete amarelo está ao lado um círculo com o sinal de mais. Símbolo da saúde. Fim da descrição.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Grupo de Vigilância Sanitária de Osasco convidam para o Fórum Regional de Saúde do Trabalhador, que discutirá a importância da notificação de acidentes de trabalho graves e fatais na região.

Entre os palestrantes estará José Carlos do Carmo (Kal), conhecido pela atuação pela inclusão de trabalhadores com deficiência.

O Fórum acontece no dia 26 de junho, das 8h às 13h, na Faculdade Anhanguera (Av. dos Autonomistas, 1325 – Vila Campesina – Osasco). Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 15 de junho, no site do evento.

Saúde não se troca por dinheiro: Há 40 anos foi realizada a 1ª Semana de Saúde do Trabalhador (SEMSAT), organizada por 49 sindicatos e 6 Federações de trabalhadores, que tinha por objetivo exigir reconhecimento das doenças provocadas no trabalho, criação de um sistema de fiscalização eficiente, etc.

A movimentação aconteceu em várias cidades paulistas em maio de 1979 e deu origem à criação do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT) no ano seguinte.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustrações do Gibi publicado em 1979. Fim da descrição.

Entre as reivindicações da época estava a proibição do trabalho da mulher em ambientes insalubres, o que foi ilustrado com maestria pelos cartunistas Laerte Coutinho e Fausto no Gibi dos Trabalhadores lançado pela Oboré, em setembro de 1979.

Em tempo: o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a norma da reforma trabalhista (Lei nº 13.647, de 2017 artigo 394-A) que admitia a possibilidade de trabalhadoras grávidas e lactantes desempenharem atividades insalubres. A Ação Direta de Constitucionalidade (ADI) votada em 29/05/2019 foi apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos. Os Ministros do STF entenderam que a nova regra fere direitos garantidos na Constituição Federal, como o direito social à maternidade, à saúde e às condições dignas.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Logo da Escola Dieese. Três mãos, coloridas, estão sobrepostas. Abaixo da imagem está escrito: Escola Dieese de Ciências do Trabalho. Fim da descrição.

O futuro do trabalho: A Escola Dieese de Ciências do Trabalho, que é a única que oferece o curso de Ciências do Trabalho, está com inscrições abertas para o vestibular 2019. Há programa de bolsa de estudos. Os interessados podem se inscrever no site da Escola Dieese.

Portal Acesse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.