Tóquio 2021: conheça as mascotes dos Jogos

Descrição da imagem #pracegover: Foto dos mascotes das Olimpíadas e das Paralimpíadas de Tóquio. Eles são robôs e estão em um ponto turístico de Tóquio. O mascote das Olimpíadas é branco com detalhes em azul e a mascote das Paralimpíadas é branca com detalhes em cor de rosa. Fim da descrição.
Mascotes durante passeio em Tóquio (Foto: Divulgação / Tokyo2020.org)

As mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2021 foram apresentadas oficialmente em 2018. Mas, muitas pessoas ainda não conheceram as personagens.

A mascote olímpica ganhou o nome de Miraitowa, baseado na combinação das palavras japonesas mirai (futuro) e towa (eternidade). O nome foi escolhido para promover um futuro de eterna esperança nos corações das pessoas ao redor do mundo.

Já a mascote paralímpica ganhou o nome de Someity, que vem da expressão someiyoshino, uma popular variedade de flor de cerejeira. Adicionalmente, faz eco com a frase em inglês ‘so mighty’ (super poderosa). Por conceito, Someity tem sensores táteis de flor de cerejeira e enorme força mental e física. Representa os atletas paralímpicos, que superam obstáculos e redefinem os limites do que é possível.

Mascotes paralímpicos

Descrição da imagem #pracegover: Imagem dos mascotes dos Jogos Paralímpicos de Arnheim, na Holanda, em 1980. Um par de esquilos marrons vestidos com uma camiseta branca com o logo dos Jogos. Fim da descrição.
Os mascotes dos Jogos Paralímpicos da Holanda, em 1980 (Imagem: Reprodução)

Nos Jogos Paralímpicos, as mascotes tiveram sua estreia em 1980, em Arnhem (Holanda). Esta foi a sexta edição dos Jogos Paralímpicos e, para aquela competição, uma emissora holandesa promoveu um concurso para que os participantes pudessem enviar a criação de mascotes feitos à mão.

O vencedor do concurso foi um casal de esquilos, desenhados por Necky Oprinsen. Naquela ocasião, os esquilos foram reproduzidos em souvenirs dos Jogos, porém, não foram nomeados.

Durante os últimos quarenta anos, as mascotes ganharam papéis muito mais relevantes do que apenas estampar os materiais de divulgação e lembrancinhas. Agora, as mascotes são apresentadas com antecedência ao público, são batizadas de acordo com a cultura local e estão presentes dentro do evento como um todo, desde a abertura ao encerramento dos Jogos e, muitas vezes, até depois do fim da competição.

Descrição da imagem #pracegover: Imagem do mascote dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Tom tem o corpo azul e cabelos verdes em forma de folhas. No seu peito está o logo dos Jogos Paralímpicos do Rio. Fim da descrição.
O mascote dos Jogos Rio 2016 (Imagem: Reprodução)

Este é o caso do carismático Tom, que foi a mascote dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. O nome dele e de seu companheiro, Vinícius – representante das Olimpíadas, foram escolhidos em votação popular na internet e trouxeram representatividade da música brasileira ao megaevento, fazendo menção a Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Mas este foi apenas o começo do sucesso de Tom. Após o término dos Jogos, o simpático personagem foi anunciado como a mascote oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro e marca presença em eventos do paradesporto desde então.

Confira o vídeo de apresentação das mascotes!

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.