Rodrigo Mendes lança livro sobre educação inclusiva

Lançamento do livro sobre educação inclusiva terá live com convidados (Foto: Reprodução)

Amanhã, 23 de julho, acontece a live de lançamento do livro Educação Inclusiva na Prática, de Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes.  

O livro, da Moderna e da Fundação Santillana, retrata experiências reais de estudantes com deficiência em sala de aula, e tem prefácios assinados pelos professores Fernando Reimers (Harvard) e Lino de Macedo (USP).

Educação inclusiva na prática

Descrição da imagem #pracegover: Capa do livro Educação Inclusiva na Prática. Fim da descrição.

A obra conduz o leitor pelo universo da relação entre ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência na escola comum. Dentro desse contexto, apresenta nuances sensíveis dos desafios e das conquistas de professores, gestores escolares, equipes de secretarias de Educação, familiares de estudantes e outros profissionais.

A inclusão escolar atingiu um patamar histórico no Brasil. Mais de 90% dos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados na educação básica, estudam em salas de aula inclusivas.

A estatística é notável, mesmo para padrões internacionais. Além disso, vivemos um contexto peculiar. Ao mesmo tempo que a maioria da população avalia que a escola melhora quando inclui estudantes com deficiência, os professores apontam que um dos principais desafios é a baixa formação sobre o tema.

No intuito de ofertar um material informativo e, ao mesmo tempo, indutor de reflexões e de novas práticas, foram selecionados seis casos reais para serem apresentados no livro. Todos são brasileiros – cinco de escolas públicas e um de escola particular – e fazem parte do acervo de boas práticas do Instituto Rodrigo Mendes.

As iniciativas são apresentadas em seu contexto, expostas com seus problemas e modos como foram enfrentados, envolvendo cinco esferas sociais: políticas públicas, gestão escolar, estratégias pedagógicas, famílias e parcerias. Ao final de cada um dos casos, o leitor encontra ‘notas de ensino’ e sínteses dos aspectos considerados mais relevantes pelos autores dos textos, para apoiar profissionais que pretendem explorá-los em iniciativas de formação sobre Educação Inclusiva.

O objetivo é que sirvam como fonte de inspiração e pesquisa para outros projetos educacionais comprometidos com a educação inclusiva. Não devem ser encarados, portanto, como receitas prontas a serem replicadas com expectativas de se chegar ao mesmo resultado, conforme explica Rodrigo Hübner Mendes, organizador da obra. “Pensar em educação inclusiva exige romper radicalmente com algumas das referências que herdamos e inventar novas formas de educar. Para que isso seja possível, é fundamental que estejamos abertos ao questionamento permanente e aceitemos nossas incertezas como parte natural do processo de ‘reinvenção’.” (pág. 30).

Leia também: Instituto Rodrigo Mendes apresenta estudo sobre educação inclusiva

Profissionais da educação inclusiva

Leitura recomendada para educadores, estudiosos, profissionais de áreas diversas envolvidos com a Educação Inclusiva e pessoas com deficiência e seus familiares. O livro Educação Inclusiva na Prática – Experiências ilustram como podemos acolher a todos e perseguir altas expectativas para cada um pode ser baixado gratuitamente nas versões Epub e PDF.

Live de lançamento

Para marcar o lançamento da obra, Rodrigo Mendes participará de uma live na quinta-feira, dia 23 de julho, às 11 horas. A transmissão contará com a participação de Miguel Thompson e André Lázaro, e será realizada no Youtube daModerna e no Facebook da Santilhana.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.