Live Transcribe: App transcreve voz para auxiliar pessoas com deficiência auditiva

Aplicativo transcreve falas em mais de 70 línguas e dialetos.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. O pesquisador Dimitri, durante teste do app. Ele está sentado e segura um celular. Ele é um homem idoso, com pele clara e cabelos grisalhos, curtos. Dimitri está sorrindo. Fim da descrição.
O pesquisador Dimitri, que inspirou a criação do app Live Transcribe (Foto: Reprodução)

De olho em um público estimado em quase 400 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva no mundo, o Google lançou o Live Transcribe, app que transcreve voz para texto, que tem ajudado na comunicação de pessoas com deficiência auditiva.

Além disso, o app transcreve falas em mais de 70 línguas e dialetos, e disponibiliza um teclado que permite que as pessoas com deficiência podem responder, garantindo assim a comunicação.

Disponível para aparelhos com sistema Android, o app ainda está em fase de testes, mas foi validado na Gallaudet University, universidade para pessoas surdas e com deficiência auditiva.

 

Live Transcribe

O app foi desenvolvido por funcionários do Google, de forma coletiva, que agiram inspirados no cientista e pesquisador do Google Dimitri Kanevsky, que é surdo e teria desenvolvido uma tecnologia semelhante que precisava ser aperfeiçoado.

Outra inovação que pode ajudar pessoas com deficiência auditiva é o Sound Amplifier, aplicativo que permite controlar a altura ou isolar sons. A expectativa é que os usuários possam focar apenas nos sons que os interessam, minimizando eventuais barulhos da cidade, entre outros.

 

Modelo com autismo faz sucesso nas redes sociais

Museu da Energia abre vagas para educadores surdos

IOS oferece cursos profissionalizantes gratuitos para jovens com deficiência

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.