Lei de Cotas comemora 30 anos com evento on-line

Descrição da imagem: Foto de uma jovem com deficiência física está sentada em sua cadeira de rodas, em um escritório. Fim da descrição.
Lei de Cotas garante a inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

Idealizada para promover a inclusão de profissionais com deficiência, a Lei de Cotas completa 30 anos. Desde sua implementação, em 24 de julho de 1991, ela garante que empresas com mais de 100 empregados tenham em seu quadro, profissionais com deficiência.

No Brasil, existem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência. Destas, cerca de 31 milhões têm idade para atuar no mercado de trabalho. Entretanto, segundo os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), cerca de 380 mil vagas destinadas às pessoas com deficiência, pela Lei de Cotas, não estão preenchidas. 

Como acontece todos os anos, por iniciativa da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência, será realizado um evento para celebrar o aniversário da Lei de Cotas.

O evento será realizado nos dias 23 e 24 de julho, em formato on-line, estruturado com vários painéis e atrações culturais. O evento conta com o apoio e participação de várias entidades representadas pelo poder público, associações, sindicatos, terceiro setor e empresas privadas.

Segundo José Carlos do Carmo*, é importante a união de esforços em defesa da continuidade da existência da Lei de Cotas para a garantia de um dos direitos fundamentais da cidadania: o direito ao trabalho. “Festejaremos a existência dessa lei que consideramos ser a principal ferramenta para a garantia do direito ao trabalho para as pessoas com deficiência e reabilitadas”, conclui Dr. Kal como é conhecido.

Leia também: Conheça as regras da Lei de Cotas em outros países

Entre os temas a serem abordados no evento, destacam-se: A importância da Lei de Cotas; O papel das empresas na inclusão das pessoas com deficiência; A atuação dos sindicatos na garantia da empregabilidade e Lei de Cotas: riscos e perspectivas. O evento contará também com o lançamento do Livro 30 Vozes e atrações culturais que serão os destaques do dia 24 de julho (sábado), com a apresentação do Museu da Inclusão: a construção dos Direitos Humanos e a Pessoa com Deficiência, além de Produções do SESC e atrações musicais com artistas/pessoas com deficiência.

Confira a programação completa do evento no site da Câmara Inclusão, onde serão disponibilizados os acessos à transmissão do evento nos dias 23 e 24 de julho, via Youtube e Facebook.

*José Carlos do Carmo é médico, auditor-fiscal do trabalho e coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo, coordenador da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência e um dos responsáveis pela concepção e organização do evento.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.