Já conhece os recursos de acessibilidade digital da EqualWeb e a função de cada um deles?

Descrição da imagem #pracegover: Ilustração de um ponto de interrogação feito com traços de giz branco. A imagem tem fundo preto e o ponto de interrogação está no centro. Fim da descrição.

É claro que você já ouviu falar sobre acessibilidade digital. Mas será que você conhece todos os benefícios de ser acessível e os recursos disponíveis para a implementação da acessibilidade no seu website?

Talvez o seu website até conte com alguns desses recursos. Muitas empresas acreditam que fornecem acessibilidade, mas é necessário que ele esteja totalmente acessível para que possa estar em aderência com a legislação brasileira e com todos os regulamentos globais. A realidade é que, hoje, mais de 99% dos sites brasileiros não estão adaptados ou apresentam barreiras de acessibilidade que os tornam difíceis ou até mesmo impossíveis de serem usados por pessoas com deficiência.

O primeiro passo para seguir por esse caminho é entender a importância de cada funcionalidade e a quem ela atende. Sendo assim, criamos uma lista que descreve os principais recursos da ferramenta EqualWeb para que a sua empresa fique por dentro da função de cada um deles:

Menu Acessibilidade: Com uma variedade de componentes de acessibilidade, o menu apresenta ícones de funções de acessibilidade universal que fornecem acesso fácil a sites e aplicativos para pessoas com deficiência ou limitações de navegação na internet.

Ajuste do leitor de tela: O leitor de tela atende especificamente aos visitantes cegos e fornece perfeita interação entre o usuário e a página web. O leitor converte texto digital em fala sintetizada, ditando todas as informações necessárias para que estes possam navegar por todo o conteúdo do site.

Leitor de texto: O leitor de texto é um widget interno que lê conteúdos em texto na página. Essa ferramenta é direcionada para usuários que têm dificuldade na leitura de conteúdos textuais ou que apresentam TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção).

Descrições de imagens: Garante que as descrições de imagem incluídas através do Alt-Text do site sejam exibidas com destaque e que o conceito ou significado da imagem seja esclarecido aos usuários que não a veem.

Navegação por teclado: É considerado um dos aspectos mais importantes da acessibilidade digital, pois permite que usuários com deficiências motoras e visuais usem apenas o teclado para navegar pelo conteúdo e entre as páginas do site.

Dicionário Oxford: Esta função está disponível apenas para sites que tenham conteúdo na língua inglesa, sendo direcionada, principalmente, para portadores de disléxia. Ao passar o cursor para marcar o conteúdo desejado, uma nova janela aparecerá com o texto interpretado pelo dicionário inglês Oxford.

Navegação Inteligente (teclado numérico): A Navegação numérica atende usuários com deficiências motoras da mão e articulações que têm dificuldade em usar o mouse, assim como pessoas com problemas cognitivos e com dificuldades de leitura. Esta função permite que esses usuários naveguem pelas páginas associando números para acesso a cada link correspondente ao mesmo.

Bloqueio de Intermitência de Brilho (“piscada”): É essencial para usuários suscetíveis a convulsões causadas por efeitos estroboscópicos, trêmulos ou piscantes. A ferramenta também é útil para usuários com dificuldades de aprendizagem que são distraídas por esses recursos visuais. A ferramenta elimina gráficos, marcadores de notícias, letreiros, galerias, reprodução automática ou outras animações que possam distrair ou causar uma convulsão foto-epiléptica.

Monocromático, Alto Contraste Escuro, Alto Contraste Brilhante: Mais de 8 milhões de brasileiros têm daltonismo ou outras deficiências visuais que afetam a percepção das cores. Essa ferramenta fornece três opções diferentes de exibição de contraste que permitem alterar o plano de fundo de todo o site automaticamente com apenas um clique, para que o mesmo possa ser facilmente lido e entendido.

Personalização da cor do Plano de fundo, cabeçalhos e conteúdo: O usuário tem a possibilidade de configurar a cor que desejar para o plano de fundo do site, bem como para os cabeçalhos e demais conteúdos, adaptando-se às necessidades de usuários com diversos graus e tipos de deficiênciaidosos, crianças em fase de aprendizado ou usuários com alguma deficiência cognitiva.

Ampliador de tela: Funciona como uma lupa para o computador, ampliando ou reduzindo o zoom da tela e facilitando, assim, a leitura e a visualização de todo o conteúdo.

Barra de ferramentas de acessibilidade: Tem como funções adicionais: aumentar ou diminuir o tamanho da fonte de todo o site; aumentar ou diminuir o espaçamento entre as linhas de texto de todo o site; e aumentar ou diminuir o espaçamento entre as palavras de todo o site. Este pacote de ferramentas permite que usuários com baixa deficiência visual, problemas de cognição, pessoas em fase de alfabetização e pessoas com deficiência auditiva, ajustem os conteúdos escritos para um maior conforto de leitura.

Ampliação do tamanho do cursor do mouse e alteração da cor entre branca ou preta: Permite ampliar e escolher a cor de sua preferência para o cursor do mouse. Esta função é muito útil para idosos, pessoas com dificuldades de visão e também problemas cognitivos, pois facilita a visualização do cursor na tela tanto em fundos de tela claros como escuros.

Comando de Voz: Permite que o usuário navegue pela página utilizando a sua própria voz. Esta função é muito útil para pessoas com condições severas de mobilidade, pois o usuário poderá realizar diversas tarefas de navegação e preenchimento de formulários pelo comando de voz.

Fonte Legível: Websites utilizam-se de diferentes formatos de fonte para valorizar o design do site. Com este recurso, é possível trocar toda a tipologia do site para o modo Sans Serif, que proporciona melhor legibilidade ao conteúdo escrito.

Ampliador de Texto: Função semelhante à do Ampliador de Tela, porém permitindo o aumento do texto em partes selecionadas do website.

Destacar Links: Esta função está direcionada a pessoas com problemas cognitivos, idosos, analfabetos e pessoas com pouco conhecimento sobre navegação na internet. Ao ativá-la, o usuário terá facilidade em identificar quais links existem na página e seu posicionamento.

Destacar cabeçalhos: Seu propósito é semelhante ao Destacamento de Links, tendo como objetivo ser um recurso de orientação dentro do website. Ao destacar os cabeçalhos, busca-se informar ao usuário sobre qual página, título e local ele se encontra na navegação.

Modo de Leitura: Tem o objetivo de apresentar todo o conteúdo em uma janela adicional ao site. Uma vez que a janela adicional se abre, o usuário pode utilizar mais 3 funções adicionais em apenas um clique: esconder as imagens para poder fazer uma leitura ‘limpa” do conteúdo; listar todos os links clicáveis da página; ou imprimir o conteúdo da página:

Teclado virtual: Atende aos diversos tipos de dificuldades motoras. Esta função deve ser utilizada por pessoas com dificuldade de digitação, permitindo preencher formulários apenas com o uso do mouse.

Todos os 31 recursos automáticos da EqualWeb permitem oferecer uma melhor experiência e também mais autonomia para milhões de brasileiros. Contratando nossa ferramenta, você poderá ajudar a tornar a internet um ambiente acessível para todos. Além disso, investir em acessibilidade digital trará inúmeros benefícios para a sua empresa, como a oportunidade de diversificar o seu público, fidelizar seus clientes, se diferenciar dos concorrentes, melhorar a visibilidade da marca, aprimorar o ranqueamento nas ferramentas de busca e, ao mesmo tempo, estar em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). São muitos benefícios, não?

Nossa ferramenta é amigável e intuitiva, permitindo que cada um desses recursos seja utilizado de forma simples e com apenas um clique. 

Para saber mais, fale com um dos especialistas da EqualWeb!

Publicidade
Portal Acesse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.