Especial influenciadores: Ivan Baron

Descrição da imagem #pracegover: Ivan Baron é um jovem moreno, de cabelos castanhos, curtos. Ele usa óculos. Ivan está usando uma calça e um casaco cor rosa acinzentado, camiseta verde com a estampa de uma banana e um tênis branco. Ivan está sorrindo e ele se apoia em sua bengala. Fim da descrição.
O influenciador digital Ivan Baron (Foto: Reprodução)

Animado, descolado e muito criativo, Ivan Baron vem se destacando como um dos principais influenciadores digitais de inclusão, como ele gosta de ser reconhecido. Aos 22 anos de idade, ele sempre procura abordar assuntos que considera importantes no segmento de inclusão, de forma inteligente e bem-humorada. 

Descrição da imagem #pracegover: Ivan Baron está em uma praia. Ele veste uma camiseta preta com faixas coloridas na frente. Ivan é um jovem moreno, de cabelos castanhos, curtos. Ele usa óculos e está sorrindo. Fim da descrição.

“Quero desconstruir a imagem estigmatizada que as pessoas têm com alguém que possui deficiência, mostrar que somos sujeitos de possibilidades e que podemos ser, falar, gostar, viver do jeito que quisermos”, conta o estudante de pedagogia.

Ivan, que tem paralisia cerebral, vive com a família na cidade de Natal (RN) e foi de lá que ele concedeu uma entrevista exclusiva pra gente.

Confira a entrevista com Ivan Baron

Descrição da imagem #pracegover: Ivan Baron está usando uma camiseta branca e calça jeans. Nela está escrito: Surdos que ouvem. Ivan está apontando para sua máscara na cor preta com a parte frontal transparente. Fim da descrição.
Ivan militando na campanha #surdosqueouvem (Foto: Reprodução)

Quando e porque decidiu se tornar influenciador digital?
Ivan: Influenciador mesmo apenas em 2018. Antes disso eu só postava coisas aleatórias. Resolvi entrar nesse universo pela falta de representatividade que eu via nas redes sociais, quando ela ainda não era tão povoada por influencers com deficiência como é atualmente, e também para levar informação com objetivo de diminuir o capacitismo.

Quais os objetivos do seu canal? 
Ivan: Desconstruir a imagem estigmatizada que as pessoas têm com alguém que possui deficiência, mostrar que somos sujeitos de possibilidades e que podemos ser, falar, gostar, viver do jeito que quisermos.

Como você lida com a questão de ser uma referência para milhares de pessoas que te seguem? 
Ivan: É uma responsabilidade e tanto, até uma vírgula que eu posto errado pode ter consequências lá na frente. A gente tenta ao máximo passar uma imagem da realidade com responsabilidade, mas lembrar também que sou humano e posso errar em algum ponto. Estamos aqui para aprender juntEs!

Quais os próximos passos na sua carreira de influenciador?
Ivan: Foco bastante no Instagram, acredito que é uma ferramenta poderosa e deve ser bastante aproveitada, não me vejo migrando para outra rede social e muito menos na TV, quem sabe lá na frente…

Quais as principais dificuldades encontradas na sua caminhada como influenciador digital? 
Ivan: O primeiro de tudo é conquistar o público né?! Depois acredito que seja manter a consistência no conteúdo, não podemos perder nossas origens e ao mesmo tempo sempre inovar. É preciso ter bastante criatividade para não ficar pra trás e sempre agradar os seguidores.

Você tem falado, especificamente, sobre questões relacionadas à quarentena? Como está sendo isso pra você?
Ivan: Tento não ficar preso apenas no assunto da quarentena, mas é muito importante frisar a questão do isolamento principalmente para as pessoas com deficiência, que são um grupo de risco e os cuidados necessários! Pra mim está sendo o momento de botar as idéias no papel, ver o que está dando certo ou errado, além de refletir sobre os projetos futuros.

A quarentena tem prejudicado muito seu trabalho como influenciador?
Ivan: Não muito. Acredito que por conta da maioria das pessoas estarem em casa dá mais tempo de se informarem e consumirem o conteúdo que posto com mais calma e atenção.

Você tem ajuda para gravar e editar, postar…?
Ivan: Tenho sim, minha família ajuda no silêncio e o resto, gravação e edição eu me viro. Um criador de conteúdo com seu tripé e soft box não precisa de mais nada (risos)!

Que mensagem você deixa para quem sonha em se tornar um influenciador inclusivo de sucesso?
Ivan: Não desistam, pode parecer clichê, mas se você acreditar no que você posta em suas redes sociais e fizer isso com todo o seu melhor, a resposta vem em dobro!

Acompanhe o Ivan no Instagram, no Facebook e no YouTube

Leia também: Entrevista com Kitana Dreams

Conheça um pouco mais da história do Ivan Baron

Leia também: Entrevista com Cacai Bauer

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.