O IOS – Instituto da Oportunidade Social foi reconhecido pela Prefeitura de São Paulo com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade por suas ações voltadas para a formação profissional de pessoas com deficiência.
O Selo reconhece que o IOS contribuiu para a formação gratuita às pessoas com deficiência em ferramentas digitais nos ambientes administrativos e técnicos das empresas, conhecimentos em informática, rotinas administrativas, postura profissional e soft skills, além de prestar consultoria para empresas tornarem-se cada vez mais inclusivas na contratação, promoção e gestão de pessoas.
Há 22 anos o instituto oferece cursos gratuitos de formação profissional focados na área de administração e Tecnologia da Informação (TI) para jovens e pessoas com deficiência de quatro estados brasileiros (SP, RJ, MG e SC).
Mais de 38 mil profissionais já foram formados e com o programa de empregabilidade da organização é possível aumentar a renda familiar desses alunos em até 47%.
Em paralelo, promove atividades para enriquecer a bagagem cultural e social de seus alunos. Um dos destaques de 2019 foi o fortalecimento da cultura de inclusão por meio do Programa de Diversidade. que buscou acolher, inserir e reforçar a cultura da diversidade e inclusão na rotina do IOS.
Selo de Direitos Humanos e Diversidade

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo reconhece boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor. A iniciativa surgiu da constatação de que a inserção no mercado de trabalho é fundamental para a promoção da igualdade em direitos, ao permitir que as pessoas vivam com dignidade e respeito e construam sua noção de cidadania.
Sobre o IOS
Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, há 22 anos o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados.
Administração e Tecnologia compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social), o IOS já formou mais de 38 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo.