Coronavírus: Instituto Mano Down promove aulas remotas

Quase 200 educandos estão conectados para oficinas e atividades de saúde em casa durante a quarentena.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Print da tela de uma aula de xadrez online. A tela está dividida em quatro partes. Em três delas estão rapazes com deficiência intelectual e na quarta está a imagem do tabuleiro de xadrez. Fim da descrição.
Aulas estão sendo realizadas online (Foto: Reprodução)

Fugir da solidão do isolamento, manter a mente ativa e o corpo em movimento é a proposta do Instituto Mano Down para os seus educandos.  Desde o início do confinamento, o instituto está oferecendo aulas, oficinas e outras atividades remotamente para quase 200 jovens, adultos e crianças impossibilitados de fazê-las presencialmente.

Foi com entusiasmo que os jovens e adultos assistiram a uma reunião online com os educadores na última semana para apresentação das ferramentas que serão usadas para ministrar os conteúdos.  Haverá oficinas de influenciador digital, capoeira, xadrez, ioga, teatro e música (canto e percussão). Estão previstas até mesmo as aulas de slackline, com dicas de exercícios que podem ser feitos em casa.

Para que a dinâmica aconteça e flua da melhor maneira, foram criados grupos de WhatsApp específicos de cada aula remota, por onde será enviado o link de uma plataforma gratuita. As oficinas serão ministradas no dia e horário em que aconteceria na Casa Modelo, sede do MD, no bairro Barroca, em Belo Horizonte (MG).

A equipe do Instituto Mano Down está preparando uma agenda para famílias de bebês e crianças menores, para manter reuniões e dicas de atividades para estimulação. Os contatos vão ocorrer por meio de vídeos e reuniões virtuais pontuais, para conversas, esclarecimentos de dúvidas e dicas de atividades.

Sobre o Instituto Mano Down

Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos e programas focados no desenvolvimento de potencialidades e na busca de autonomia das pessoas com síndrome de Down (T21). Idealizado e criado por Leonardo Gontijo, o Instituo nasceu em 2010 do desejo de dar “vez e voz” para as pessoas com Down e de criar oportunidades para que elas possam ser reconhecidas por suas capacidades. A história surgiu do amor de Leonardo por seu irmão caçula, o Eduardo – também conhecido como Dudu do Cavaco – que tem a síndrome de Down.

Hoje são mais de 200 pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais atendidas pelo Instituto e milhares de pessoas impactadas, direta ou indiretamente, pelas ações do Mano Down.

Realizado na Casa Modelo, localizada no bairro Alto Barroca, região Oeste de Belo Horizonte (MG), o trabalho do Instituto contempla todas as fases de vida da pessoa com deficiência – bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. As ações incluem:  acolhimento das famílias, intervenção precoce de saúde (fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia), inclusão escolar, oficinas culturais e esportivas, mobilização para autonomia, inclusão no mercado de trabalho e envelhecimento saudável.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.