Entre Rodas lança campanha para arrecadar lacre virtual

Descrição da imagem #pracegover: Arte de divulgação da campanha #NÃOÉMITO. A imagem tem fundo preto e no centro está uma garrafa pet transparente cheia de lacres de alumínio. Na parte central da imagem está escrito, em letras cor de rosa: #NÃOÉMITO. Nas laterais da garrafa estão informações sobre a campanha. Fim da descrição.
Colabore com a campanha digital do Instituto Entre Rodas (Imagem: Reprodução)

O Instituto Entre Rodas lança amanhã, dia 3 de agosto, uma nova forma de colaboração para a campanha #NÃOÉMITO: o lacre virtual. O novo formato é uma inovação da bem-sucedida campanha para arrecadar lacres de alumínio, que são revertidos para compra de cadeiras de rodas sob medida para crianças e adolescentes atendidos pelos projeto ‘Inclusive Você’.

A campanha, criada em 2017, se espalhou pelo país e está presente em escolas, empresas privadas e públicas, incentivando a reciclagem, o desenvolvimento sustentável e o voluntariado.

Lacre virtual

Descrição da imagem #pracegover: Arte de divulgação da campanha #NÃOÉMITO. A imagem da parte superior de uma latinha de alumínio, com destaque para o lacre. No canto direito estão Fernando Aranha, diretor esportivo do Instituto Entre Rodas e o menino Giovanne. Na parte inferior da imagem está escrito, em letras cor de rosa: #NÃOÉMITO. Fim da descrição.

A nova modalidade da campanha #NÃOÉMITO permite a doação de um valor mensal, que é revertido para o instituto, sendo uma excelente oportunidade para as pessoas que não têm o hábito de consumir produtos em latas de alumínio, ou que desejam colaborar enquanto não podem levar os lacres até os pontos de coleta.

Para doar é simples, basta acessar o site do Instituto Entre Rodas e se cadastrar como doador mensal.

Para se ter uma ideia, a doação do valor de dez reais mensais equivale a 12 mil lacres por mês e 144 mil lacres anuais. A cada cinco doadores com esse valor, ao final do ano é possível doar uma cadeira de rodas. Hoje, são necessários três milhões e duzentos mil lacres para custear a cadeira de rodas.

Campanha #NÃOÉMITO

Mito ou verdade? Há muito tempo as pessoas se perguntam se é mito ou verdade que os lacres das latas de alumínio podem ser transformados em cadeiras de rodas. Quem nunca viu pessoas juntarem centenas desses anéis, e depois não saber como fazer a doação? Há também quem não guarde por achar que se trata de um mito.

Para esclarecer estas dúvidas e obter apoio público para o projeto, no dia 3 de dezembro de 2017, o Instituto Entre Rodas lançou a campanha #NÃOÉMITO. O objetivo é mostrar como é possível transformar lacres de alumínio em doações de cadeiras de rodas para crianças. Fabricadas sob medida para cada criança e adolescente, as cadeiras são desenvolvidas em alumínio aeronáutico – material que permite mais autonomia –, e na cor escolhida por elas.

Ações pós-pandemia

Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, muitos pontos de coleta dos lacres permanecem fechados em várias cidades devido à quarentena. O Instituto prevê aumentar as parcerias para pontos de coleta, abrangendo mais regiões em todo o Brasil.

Outro ponto imporante é que, por entender a vulnerabilidade das pessoas com deficiência durante a quarenta, o Instituto ampliará o perfil do projeto atendendo também crianças com microcefalia ou outras doenças raras que necessitem de cadeira de rodas.

O Instituto Entre Rodas

Descrição da imagem #pracegover: A imagem está no formato retangular, na horizontal. Nela, é possível ver a psicóloga Eliane Lemos de perfil. Ela olha para o lado e está com a mão esquerda no queixo. Eliane é morena e tem cabelos castanhos, lisos. Fim da descrição.
A psicóloga Eliane Lemos (Foto: Divulgação)

Reconhecido por transformar vidas, o Instituto Entre Rodas contribui com o protagonismo e o empoderamento de mulheres, além de desenvolver ações que preservam os direitos das crianças e adolescentes com deficiência.

Em seu DNA estão os artigos 6º e 7º da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que reconhece que as mulheres e as meninas com deficiência estão sujeitas a múltiplas formas de discriminação e, portanto, devem ser tomadas medidas para garantir o pleno e igual exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.

Descrição da imagem #pracegover: Arte de divulgação da campanha #NÃOÉMITO. A imagem tem fundo preto e no centro está uma garrafa pet transparente cheia de lacres de alumínio. Na parte central da imagem está escrito, em letras cor de rosa: #NÃOÉMITO. Nas laterais da garrafa estão informações sobre a campanha. Fim da descrição.
Eliane Lemos, fundadora do Instituto Entre Rodas, durante doação de cadeira de rodas da campanha #NÃOÉMITO (Foto: Divulgação)

O Entre Rodas também busca assegurar às crianças com deficiência o pleno exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais, em igualdade de oportunidades com as demais crianças. 

Além disso o Instituto, enquanto agente de transformação da sociedade civil, ampliou o olhar e tem em suas bases os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiando, assim, o cumprimento da agenda 2030 proposta pela ONU e da qual o Brasil é signatário. Os ODS nº 4 (Educação de Qualidade); nº 5 (Igualdade de Gênero); nº 10 (Redução das desigualdades sociais); e nº 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) passam a integrar os projetos do Instituto, buscando a transversalidade dos direitos humanos.

Leia também: Conheça o Instituto Mano Down

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (11) 98300-5909.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.