Entenda a importância do braile para pessoas com deficiência visual

Descrição da imagem #pracegover: Foto de dedos fazendo a leitura em braile em um documento impresso. Fim da descrição.
O sistema braile é fundamental para o desenvolvimento educacional de pessoas com deficiência visual (Foto: Divulgação)

Hoje, dia 8 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Sistema Braile, mas, você sabe qual a importância do braile para pessoas com deficiência visual?

Uma criança que nasce cega ou torna-se cega antes da alfabetização só pode ser alfabetizada aprendendo o braile. O sistema é a única ferramenta capaz de garantir o aprendizado – e o exercício – da escrita e da leitura.

Esse sistema de escrita e leitura continua sendo imprescindível para maior autonomia e segurança das pessoas cegas para, por exemplo, ingerir e administrar remédios, pedir um extrato bancário e ter privacidade para consultá-lo, verificar contas de consumo ou ainda ter acesso ao conhecimento por meio de livros acessíveis.

Dia Mundial do Braile

Em 2018, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu o Dia Mundial do Braile como instrumento de conscientização sobre a importância do sistema como meio de comunicação e informação.

Mesmo com o avanço de recursos como o livro digital acessível ou audiolivro, o braile proporciona independência e a representação tátil das letras é indispensável também para a transcrição de gráficos, símbolos matemáticos, ilustrações, entre outros símbolos que fazem parte do processo educacional.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.