Grupo de teatro promove o talento de atores com Down

Descrição da imagem #PraCegoVer: A imagem está no formato retangular, na horizontal. Nela estão dois atores com síndrome de Down, que integram a companhia de teatro. Eles estão dançando, no centro do palco, durante uma apresentação. Fim da descrição.
Grupo de teatro promove o talento de atores com Down (Foto: Divulgação)

Formado por atores com síndrome de Down, o Grupo Teatro Novo é dirigido pelo psicólogo Rubens Emerick Gripp, que desenvolveu durante 14 anos um trabalho de teatro com adolescentes e adultos na APAE de Niterói (RJ).

Em 1999, Ribens criou o Grupo Teatro Novo, uma companhia independente que atua com o objetivo de transmitir o valor da arte como instrumento do desenvolvimento de jovens com deficiência intelectual.

Com aproximadamente 70 alunos, o grupo apresenta peças de forma improvisada, o que faz de cada apresentação, única. Sempre, após as apresentações, os atores e direção interagem com o público.

“Queremos sensibilizar as empresas e seus funcionários para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, desmistificar o estereótipo de uma arte sem estética e sem qualidade, que considera a pessoa com deficiência mais dependente, menos criativa, menos inteligente e incapaz para a arte, não podendo desempenhar um papel como ator. Inclusão significa promover o respeito ao próximo. As pessoas saem das peças sem o sentimento de pena, elas provocam uma mudança de olhar no público”, finaliza Rubens.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.