15 dicas de filmes para entender a deficiência física

Descrição da imagem #pracegover: Cena do filme A teoria de tudo. Na imagem vemos os atores que interpretam Stephen Hawking e sua esposa Jane Wilde. Ele está em sua cadeira de rodas e ela está ao seu lado, segurando em seu braço. Fim da descrição.
Cena do filme A teoria de tudo (Foto: Divulgação)

Você sabia que pode saber um pouco mais sobre as deficiências por meio da ficção? Claro que nada substitui a convivência, mas assistir filmes e séries que tenham personagens com deficiência pode ser bom um começo para entender que existe vida além da deficiência e que as pessoas são pessoas antes de terem algum tipo de limitação, seja ela física, intelectual, visual, auditiva…. Por isso, selecionei 20 dicas de filmes e séries sobre deficiência física que eu assisti e recomendo!

Ps.: as indicações estão listadas em ordem alfabética. 

1. A culpa é das estrelas 

Lançado em 2014, o longa tem como foco o câncer dos protagonistas. Na trama, o personagem de Augustus Waters, namorado de Hazel, tem uma das pernas amputadas. Mas, nada disso é problema para eles, que vivem uma história de amor cheia de surpresas e emoção. Recomendamos o uso de lenços!

2. A teoria de tudo 

Um dos filmes mais incríveis que já assistir, o longa conta a história de Stephen Hawking e expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, ao mesmo tempo em que precisou aprender a conviver com uma doença motora degenerativa, que o deixou sem movimentos. O mais incrível é que nenhuma limitação física impediu Hawking de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.

3. As sessões

Esse é, com certeza, um dos melhores filmes sobre a deficiência física, porque conta a história de um escritor que precisa passar boa parte do dia dentro de um aparelho apelidado de ‘pulmão de aço’, e contrata uma terapeuta sexual para perder a virgindade. Sensacional!

4. Avatar

A história encantada de um ex-fuzileiro naval, paraplégico, que volta a andar no exuberante mundo alienígena de Pandora, onde os seres precisam usar corpos biológicos controlados pela mente para não serem contaminados pelo ambiente tóxico. Vale também pelos efeitos especiais. 

5. Coragem de viver

O filme conta a história da surfista profissional Bethany Hamilton, que vê sua vida se transformar após perder um braço devido a um ataque de tubarão. Encorajada pelo amor de sua família, a jovem precisa se reabilitar para voltar a competir profissionalmente.

6. Extraordinário

Não é exatamente um filme sobre deficiência física. Mas, conta a história de um menino extraordinário, que tem uma malformação facial. Por conta disso, ele precisa  aprender a lidar com o bullying dos colegas do colégio, onde também entende mais sobre amizade. Interessante ao retratar a questão familiar de superproteção e a relação entre irmãos. Uma lição de amor, que eu não me canso de assistir.

7. Feliz ano velho

Um clássico do cinema nacional, o filme é uma adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva e conta detalhes da vida de um jovem que fica tetraplégico ao mergulhar num lago e bater a cabeça em uma pedra.

8. Ferrugem e osso

Um filme denso e que faz refletir, sobre o treinador de boxe que vê sua vida mudar ao se apaixonar por uma treinadora de baleias, que teve as pernas amputadas após sofrer um grave acidente de trabalho.

9. Frida

Muitas pessoas conhecem a trajetória de Frida Kahlo, mas, poucos sabem que a artista sofria com problemas na coluna e passou por outras intercorrências, que a fizeram perder a mobilidade e usar uma cadeira de rodas. O filme é uma excelente oportunidade para saber detalhes da vida da pintora mexicana mais famosa de todos os tempos.

10. Hasta la vista

Um filme divertido que conta a história de três amigos com deficiência, que decidem embarcar sozinhos em uma viagem, que vai mudar suas vidas.

11. Intocáveis  

Outro filme sensacional, que conta a história de um milionário tetraplégico, que contrata um homem, sem experiência, para ser o seu cuidador e acompanhante. No entanto, a relação que antes era profissional cresce e vira uma amizade que mudará a vida dos dois. Vale destacar ainda que Intocáveis foi o filme mais visto na França, em 2011, e que o dinheiro arrecadado com a venda dos direitos da adaptação do livro, que deu origem ao longa, foi doado para uma associação que atende pessoas com deficiência física. Perdi a conta de quantas vezes já assisti!

12. O escafandro e a borboleta

O filme conta a história de Jean-Dominique Bauby, editor-chefe da revista Elle, que tem um derrame devastador que o deixa completamente paralisado e dependente. Para viver, ele precisa aprender a se comunicar com o olho. 

13. O que te faz mais forte

O longa retrata a história de Jeff Bauman, um rapaz que foi atingido durante o atentado terrorista na maratona de Boston, em 2013, e perdeu as duas pernas. Além de ajudar a polícia a identificar um dos criminosos, ele precisa passar por um longo processo de reabilitação física e emocional. Vale a pena conferir!

14. Sempre amigos

A história de dois amigos – um com dificuldades de aprendizado que sofre bullying e outro muito inteligente, que tem deficiência física -, que enfrentam juntos o preconceito das pessoas à sua volta.

15. Um momento pode mudar tudo

A história de uma mulher que perde os movimentos após receber o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Ela contrata uma cuidadora sem experiência, que a ensina a viver de forma plena, mesmo com suas limitações.

16. Winter o golfinho

O filme tem como protagonista Winter, um golfinho fêmea, que teve a calda amputada e ganha uma prótese especial para ajudá-la a nadar. Um filme sobre amizade e amor.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.