Filme da SB Shop ressignifica conceitos na London Fashion Week

Descrição da imagem #pracegover: Arte com a montagem de fotos de seis pessoas. Nelas estão cinco mulheres e um homem. Fim da descrição.
Filme foi lançado durante a London Fashion Week (Imagem: Reprodução)

A moda impacta 100% de nós, porque todo mundo se veste. E é exatamente por esse motivo que, como ferramenta, possui em si a capacidade e o poder de nos fazer sentir pertencentes: através dela, somos amados, acolhidos e apoiados. A maneira como nos vestimos está expressa através de nossa personalidade – e isto não pode ser algo negado ao espaço das deficiências ou quaisquer formas de falar sobre diversidade.

Intitulado ‘I’m perfection in fashion‘ (Eu sou a prefeição na moda – em livre tradução), o filme lançado por Samanta Bullock durante a London Fashion Week é, em cada cena, mostrar realidades de resiliência, de valores que demonstrem a riqueza e pluralidade dentro do que é diverso, além da autenticidade que mostra, visualmente, aquilo que inspira e une pessoas dispostas a participar ativamente nesta mudança. As vivacidades interiores de cada um se despertam ao vibrante som de ‘Dragon’, da cantora Lachi.

Representatividade importa

O que significa quando dizemos que ‘representatividade importa’? Como somos vistos pela moda? Ela nos une em seus processos, passarelas e construções diárias, das capas aos editoriais?

Quase 15% da população mundial, aproximadamente 1 bilhão de pessoas, tem algum tipo de deficiência. Segundo a OMS, esta é a maior minoria do mundo. Alguns de nós nos encaixams neste grupo: e queremos promover as mudanças, conferir destaque acerca da importância de incluir na indústria da moda.

Atualmente, o percentual de representatividade de pessoas com deficiência nesse setor é um dado discrepante: somente 0,1%, de acordo com a agência de modelos Zebedee.

Precisamos ser vistos para existir

No atual cenário, mais do que voltar os olhos aos looks ‘must have’ ou ao melhor da temporada, é necessário compreender como isto é recebido e o que comunica. É por isso que criar um vídeo que modifica conceitos é uma ação tão importante — falar sobre deficiências e diversidade não deve ser apenas sobre analisar dificuldades, obstáculos ou barreiras, mas sim sobre ser uma oportunidade de descontruir o estigma e criar um panorama em que se compreendem possibilidades únicas em cada um. Nós esperamos
que esse vídeo desperte diálogos — e explore formas de ver a diversidade ocupar espaços significativos no mundo da moda, desde modelos a designers ou diretores.

Para isso, Samanta uniu os designers e o DNA da SB Shop para fazer acontecer, potencializando e compreendendo a moda como forma de expressão, individualidade e autenticidade.

Usando uma cadeira de rodas, um andador ou uma prótese — revelando a si mesmo exatamente como se é: uma ferramenta poderosa, uma vez que há um impacto sentido por uma comunidade inteira.

“Ao longo do ano passado, exploramos os conceitos de autoaceitação e imagem para conferir à diversidade novas reflexões e ares de pluralidade. Vimos, durante a London Fashion Week passarelas com diversos tipos de corpos e peças que os respeitam e representam — em sua personalidade e individualidade”, explica Samanta, que completa: “a moda é uma ferramenta que queremos usar para dar voz a um design universal: adaptações são pensadas para todos”.

Quando se vê uma pessoa com deficiência ocupando uma posição de destaque, é uma maneira concreta de dizer: isso pode ser feito. É alcançável e possível: onde há disponibilidade, há um caminho — e os únicos obstáculos são os que a sociedade criou.

É sobre alterar e ampliar significados: as ferramentas que nos fazem existir não podem ser obstáculos sociais. Existem muitas possibilidades — e sentimos que o tempo chegou. Precisamos ressignificar o que realmente é incluir, sob os olhos da autenticidade e naturalidade.

“Neste vídeo, nós mostramos exatamente que acreditar em nossa própria realidade é a forma mais livre de descobrir potenciais”, conclui.

A SB Shop

Uma plataforma que reúne designers com um DNA inclusive em seus conceitos, a SB Shop nasceu com a missão de educar a indústria da moda para incluir diversidade em seus processos, seja por meio de produtos, marcas envolvidas ou projetos sociais, e atua pautada pela inclusão em tudo o que faz.

Confira o vídeo!

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.