Federação Nacional das Apaes capacita profissionais em Macapá

Capacitação está sendo realizada com os profissionais envolvidos nos atendimentos da Apae.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Um senhor, de cabelos grisalhos, vestindo terno preto, está segurando um microfone. Ele está à frente de uma plateia cheia de pessoas. Fim da descrição.
O presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turozi, durante abertura do evento (Foto: Divulgação)

Nesta semana, a Federação Nacional das Apaes realiza, em Macapá (AP), o projeto Capacita Apae Brasil. A abertura do projeto multidisciplinar contou com a presença de mais de 150 profissionais que atuam nas cinco Apaes do estado e a assistem mais de 2.500 pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

O Amapá, que já conta com a Apae há mais de 50 anos, é o nono estado a receber o projeto de capacitação. O objetivo é levar conhecimento para a melhoria ao atendimento realizado pelas entidades nos municípios de Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Santana e Vitória do Jari.

Capacitação da Apae

A capacitação, que está sendo realizada nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de outubro, conta com a participação do presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turozi.

Durante a abertura, ele reforçou o apoio às Apaes das regiões Norte e Nordeste na busca por melhorias e na luta por direitos, além de fazer uma apresentação introdutória sobre as atividades desenvolvidas pela Rede Apae. Para Turozi, a capacitação vai proporcionar um melhor atendimento a esses milhares de alunos.

“Trouxemos técnicos da saúde, educação e assistência social e acredito que será uma experiência muito rica tanto para nós como para os profissionais. Tenho muito orgulho de participar desse movimento e apesar de não ser pai de um aluno, abracei essa causa”, garante Turozi.

O presidente da Apae Macapá, Abel Mendes, ressaltou a relevância do Capacita Apae Brasil para os profissionais que atuam no dia a dia da entidade e reforçou a importância da fundação da Federação estadual que acontecerá também nesta quinta-feira (17). “Com a Federação vamos ter uma representatividade maior na luta pelos direitos dos nossos alunos. Nós resgatamos a credibilidade do poder público, da imprensa e da comunidade Apaeana”, diz.

A abertura do evento contou ainda com a apresentação do grupo de dança Realce Apae, formado por 22 alunos de Macapá. Durante a capacitação serão formados grupos temáticos sobre assistência social, política educacional e política de saúde, com o objetivo de aprofundamento na Legislação Institucional, Marco Regulatório, Legislação indutora das ações e de políticas públicas, Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Norma Operacional Básica da Assistência Social, Resolução do Conselho Nacional de Saúde, dentre outros.

Portal Acesse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.