Coronavírus: estudante cria máscara adaptada para ajudar surdos

Máscaras adaptadas ajudam na comunicação de pessoas surdas.

Descrição da imagem #PraCegoVer: A estudante Ashley usando uma máscara adaptada, que é azul clara e tem uma abertura transparente na parte da boca. Ashley é uma moça loira, de cabelos compridos e está sorrindo. Fim da descrição.
A estudante Ashley usando uma máscara adaptada (Foto: Reprodução)

Incomodada com a situação das pessoas surdas em meio à pandemia do coronavírus, a estudante Ashley Lawrence, de 21 anos, do Kentucky resolveu inovar. Ela criou uma máscara para ajudar surdos, com frente transparente. Desta forma, pessoas surdas podem continuar fazendo a leitura labial.

“Para pessoas surdas, que usam a língua de sinais como principal modo de comunicação, a expressão facial é muito importante já que faz parte da gramática”, conta Lawrence, que a partir disso, decidiu criar as máscaras adaptadas. 

Para isso, Ashley contou com a ajuda de sua mãe. “Eu e minha mãe gostamos de criar e um dia tivemos a ideia de fazer essa adaptação na máscara”, explica.

Descrição da imagem #PraCegoVer: A estudante Ashley e sua mãe estão abraçadas. Elas usam a máscara adaptada, que é azul clara e tem uma abertura transparente na parte da boca. Fim da descrição.
Ashley e sua mãe (Foto: Reprodução)

Lawrence, que cursa Educação para Surdos, diz que por conta de seu contato com a comunidade surda, entendeu que essa necessidade é real e importante. “É como se uma parcela considerável da população estivesse sendo excluída. Estamos todos em pânico agora e muitas pessoas simplesmente não estão sendo lembradas.” 

As máscaras, confeccionadas por elas com tecido, plástico e elástico, estão sendo doadas para pessoas surdas, pessoas com implantes cocleares e com aparelhos auditivos. “Para quem não pode colocar o elástico nas orelhas, estamos desenvolvendo outras adaptações para prender a máscara na cabeça e no pescoço”, conclui ela, que já recebeu pedido de centenas de pessoas, de seis estados norte-americanos.


Portal Acesse

1 COMMENT

  1. Olá, gostaria de saber se o plástico é especial? Qualquer plástico abafa a respiração e deixa o visor embaçado. Tem como encontear aqui no Brasil?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.