A importância do esporte na vida das pessoas com deficiência

Descrição da imagem #pracegover: Foto do Patrick Souza durante evento esportivo. Ele está abaixado em frente a uma pessoa na cadeira de rodas. Ele está vestindo uma camiseta branca com mangas azuis e um boné azul. Patrick é um homem moreno e tem barba. Fim da descrição.
Especialista destaca a importância do esporte adaptado para pessoas com deficiência (Foto: Arquivo pessoal)

Quando pensamos em esporte é muito comum já imaginarmos um perfil atlético, rendimentos acima da média e resultados expressivos para os seus praticantes. O senso comum associa a prática esportiva a uma condição exclusivamente dos atletas de alto rendimento.

Analisando este cenário, trago uma perspectiva que vai além do movimento pelo movimento. Uma visão do potencial transformador e educacional que a prática esportiva pode proporcionar na vida das pessoas com deficiência.

Não posso deixar de citar uma das figuras mais importantes nesse movimento paradesportivo, que em 1948, o Dr. Ludwig Guttmann organizou uma competição esportiva que envolvia veteranos da Segunda Guerra Mundial com lesão na medula espinhal. O evento foi realizado em Stoke Mandeville, na Inglaterra. 

Para além da visão competitiva, o médico, assim que assumiu o hospital, acreditava numa proposta de reabilitação através do esporte, que com o passar dos anos se tornaram o que nós conhecemos hoje como as paralimpíadas ou jogos paralímpicos, que é o maior evento esportivo para atletas com alguma deficiência.

Esporte adaptado

Para muitos é o único caminho do SIM onde encontrarão acolhimento, novos desafios para desenvolverem suas potencialidades e que os darão mais motivos para continuar.

Independente se indivíduo conseguirá chegar ao topo do pódio, precisamos identificar os fatores agregadores que vão além das medalhas tais como: autonomia funcional, reintegração social, saúde física e emocional, controle do stress, bem estar, resiliência entre outros.

Com as atividades aquáticas esses benefícios se ampliam um pouco mais. Os ganhos são proporcionados pelas características físicas da água que reduzem o peso corporal quando estamos imersos e também ajudam a controlar nossa pressão arterial, que para alguns indivíduos devido a suas características se torna algo essencial.

E acima de tudo precisa ser seguro e prazeroso para o praticante da modalidade.

Proporcione mais movimentos na vida das pessoas com deficiência e obtenha mais saúde. Quanto à escolha da melhor prática esportiva, procure sempre um profissional de Educação Física habilitado e qualificado para melhor atendê-lo.

Estamos ainda distantes de um mundo plenamente inclusivo e acessível, pois isso vem acontecendo ao longo dos anos e décadas. Hoje, graças aos avanços da medicina e das leis, já conseguimos encontrar mais oportunidades e lugares preparados para atender esse público.

O importante é se manter ativo todos os dias para uma vida mais saudável e longeva.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.