Especial influenciadores: Ketly Vieira

Descrição da imagem #pracegover: Ketly Vieira tem pele clara e cabelos lisos e loiros, um pouco abaixo dos ombros. Ela usa uma blusa preta e uma calça jeans. Ketly está em sua cadeira de rodas e sorri. Fim da descrição.
A influenciadora digital Ketly Vieira (Foto: Divulgação)

Linda, inteligente e muito simpática, Ketly Vieira não se considera uma influenciadora digital, apesar de ter milhares de seguidores nas principais redes sociais. Após atuar por 20 anos na área financeira, ela começou a falar sobre sua vida na internet, em 2017. Deu tão certo que, atualmente, ela administra dois canais de sucesso: o @acessibilidadetodeolho e o @ketly.vieira.

“Eu sou apaixonada por viagens e passeios. Sempre fiquei de olho na acessibilidade e com o passar dos anos, criei um banco de dados particular com os locais que mais gostei de visitar. Por isso, decidi compartilhar com as pessoas minhas aventuras e assim nasceu o @acessibilidadetodeolho”, conta Ketly, que usa cadeira de rodas, há 13 anos, em decorrência da Distrofia Muscular, uma doença genética e progressiva que enfraquece os músculos. 

Descrição da imagem #pracegover: Ketly Vieira está em um marco na cidade de Madri, na Espanha. Ketly tem pele clara e cabelos lisos e loiros, um pouco abaixo dos ombros. Ela usa uma blusa cinza. Ketly está em sua cadeira de rodas e sorri. Fim da descrição.
Ketly em Madri (Foto: Reprodução)

Agora, aos 40 anos, Ketly vive um momento muito especial. Ela está grávida de sua primeira filha. “É um acontecimento maravilhoso e inesperado, que veio para mostrar que existe vida após a cadeira de rodas”, destaca ela, que vem compartilhando a rotina de sua gravidez para incentivar outras mulheres a correrem atrás do sonho de ser mãe.

Além disso, ela também tem ajudado pequenos empreendedores a divulgar seus produtos e serviços, durante a quarentena. “Fico feliz por poder usar o meu alcance para ajudar quem precisa, neste momento”, conclui Ketly.

Confira esse vídeo da Ketly!

Confira a entrevista com Ketly Vieira

Descrição da imagem #pracegover: Ketly Vieira está na varanda de um apartamento à beira mar. Ketly está grávida. Ela usa um top pink e uma calça preta. Fim da descrição.

Como tudo começou?
Ketly Vieira: Comecei, no final de 2017, sem nenhuma pretensão. Eu sempre gostei muito de viajar e me tornei referência entre os meus amigos. Toda vez que eles iam fazer uma viagem me perguntavam sobre o hotel que eu tinha ficado, os lugares que visitei… Eles pensavam que se o hotel era bom para uma pessoa na cadeira de rodas, seria bom para todos. 

Quais os objetivos do seu canal? 
Ketly Vieira: O objetivo do canal @acessibilidadetodeolho é mostrar para as pessoas com deficiência os lugares que elas podem ir e eu também testo alguns produtos. Eu vou falando se eu gostei ou não e também deixo algumas dicas para os estabelecimentos, de como eles podem melhorar para receber pessoas com cadeira de rodas.  

Como você lida com a questão de ser referência para seus seguidores? 
Ketly Vieira: Eu não sei se sou referência ainda. Eu trato todos como amigos e é um prazer falar com cada uma das pessoas que me acompanham. É um prazer ajudar e responder algumas dúvidas. Eu também fico muito feliz em saber que pude contribuir, de alguma forma, indicando lugares com acessibilidade e saber que a pessoa saiu de casa por uma indicação minha. Isso é muito gratificante.

Recentemente você lançou um site e criou um novo canal @ketly.vieira. Quais os próximos passos? 
Ketly Vieira: Eu segregei o @acessibilidadetodeolho do meu site pessoal. Em um eu mostro acessibilidade arquitetônica e casos de motivação de outras pessoas com deficiência. Já no canal @ketly.vieira eu mostro minha vida pessoal e minha rotina. Foi uma ótima escolha ter feito isso porque as pessoas conseguem entender onde procurar cada tipo de informação.

Quais as principais dificuldades encontradas na sua caminhada inclusiva como influenciadora? 
Ketly Vieira: A principal dificuldade é ser reconhecido pelas marcas. Eu poderia falar sobre qualquer produto, não apenas sobre produtos do nicho para pessoas com deficiência. Eu posso falar de um shampoo, por exemplo, porque eu lavo meus cabelos. Independente de usar cadeira de rodas, ou não, eu uso diversos produtos no meu dia a dia. Por incrível que pareça, ainda existe um certo preconceito da sociedade e das marcas. Mas, acredito que isso está mudando.

Você tem falado, especificamente, sobre questões relacionadas à quarentena. Como está sendo isso pra você?
Ketly Vieira: Tenho falado de assuntos em geral, como sempre. Claro que a quarentena acaba sendo um assunto mais relevante. Mas, tenho falado sobre a minha vida, a minha gravidez, das coisas que eu estou modificando na minha casa. Não é fácil para ninguém viver isolado. Faz dois meses que eu não vejo ninguém, a não ser o médico e meu marido. Tenho falado muito que pessoas com deficiência já vivem mais fechadas. Algumas por falta de acessibilidade na própria casa, outros porque não tem uma cadeira de rodas adequada ou não tem um guincho de transferência. Graças a Deus, esse não é o meu caso, mas infelizmente ainda é uma realidade para muitos. Temos que enxergar isso e pensar o que podemos fazer para ajudar essas pessoas depois que a quarentena acabar.

A quarentena tem prejudicado seu trabalho como influenciadora?
Ketly Vieira: A quarentena não tem prejudicado o meu trabalho na internet, porque eu mostro a minha vida. O canal @acessibilidadetodeolho, com certeza, precisava de mais informações de fora. Mas, como também tem a parte emocional e motivacional, além de poder mostrar a acessibilidade da minha própria casa. Então, por conta da quarentena, acabei me adaptando a isso. Também estou ajudando pequenos empreendedores, divulgando o trabalho deles. Tentando conectar quem vende e quem compra, porque todo mundo tem que se ajudar. Estou fazendo a divulgação de quem me pede e espero realmente poder usar o meu alcance para ajudar um pouquinho a quem precisa.

Como é sua rotina de trabalho como influenciadora? 
Ketly Vieira: Eu não tenho uma rotina fixa, apesar de ser uma pessoa extremamente planejada. Então, se eu tiver um tema eu gravo. Se alguém me pedir algo específico eu também gravo. Se tem um tema diferente, ou algo que está acontecendo, eu vou falando. Já no Instagram eu mostro minha rotina.

Você tem ajuda para fazer seus vídeos?
Ketly Vieira: Tenho ajuda do meu marido, que fica comigo 24 (horas) por sete (dias). Não sei como ele aguenta (risos). Mas, ele me ajuda em muitas coisas, tanto na parte pessoal quanto na parte profissional. Discutimos juntos os temas dos vídeos e ele também é responsável pela edição. 

O que você acha que vai mudar com o nascimento da Amanda?
Ketly Vieira: O futuro a Deus pertence. Então, eu não sei o que vai acontecer depois da chegada da Amanda. Acho que vou ficar muito mais ocupada. A minha sorte é que eu não tenho uma super responsabilidade com horários e eu espero ir postando e fazendo as coisas mais devagar. Acho que todo mundo vai entender o momento e eu pretendo sim mostrar muitas coisas na rotina da chegada de um bebê na casa de uma pessoa com deficiência. Tudo isso vai ser novo para mim e, ao mesmo tempo, vai ser transmitido com muita alegria. 

Que mensagem você deixa para quem sonha em se tornar um influenciador inclusivo de sucesso?  
Ketly Vieira: Quem sonha ser influenciador digital precisa ter foco e muito estudo. Tem que falar do que gosta e saber do que está falando. Não sei se eu me considero uma influenciadora de sucesso, mas tudo que faço é com amor e dedicação, com a proposta de realmente ajudar as pessoas que me seguem. Quando você põe o seu conhecimento e o seu amor, as coisas acontecem.

Conheça os canais Ketly Vieira no Instagram, no Facebook e no YouTube. Se você ainda não se inscreveu, aproveita e se inscreve! 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.