Equoterapia de São Carlos ganha novo espaço para atendimentos

Descrição da imagem #pracegover: Uma menina está montada no cavalo e três profissionais de equoterapia estão no chão, ao seu lado. Fim da descrição.
Equoterapia de São Carlos consegue concessão de espaço publico para atendimentos as pessoas com deficiência Foto: Divulgação)

Um assunto que tomou uma dimensão grandiosa na equoterapia brasileira, na equitação, imprensa e discussões em São Carlos, cidade do interior de São Paulo, nessa semana, foi a concessão administrativa de uso de um espaço público para a realização da equoterapia para 40 crianças do ensino fundamental 1 assistidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos e o Instituto de Ensino e Pesquisas Rico Viver.

Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar nas áreas da educação, saúde e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com deficiência.

Entenda o caso

A equoterapia está sendo realizada numa propriedade particular cedida por um grande parceiro do projeto, porém devido a dificuldade ao acesso ao transporte público, alguns praticantes não estavam conseguindo participar dos atendimentos, além de algumas pessoas com deficiência e associações de comorbidades precisarem de uma pista coberta para evolução de seus quadros.

Na cidade já existe um local, ao lado do Centro Municipal de Mostras e Aprendizado Rural de São Carlos (Cemosar), onde há um galpão e uma área verde ideal para o atendimento de equoterapia, e que inclusive já tinha uma cobertura pronta para início imediato e estava sem atividades e vazio, porém foi questionado em recusa constante por um vereador que discordava da concessão do local, ocasionando atritos, morosidade prejudicando a concessão do local para as pessoas com deficiência.

O caso deu uma repercussão grandiosa, pois outros vereadores, jornalistas, imprensa, parceiros, colaboradores, famílias, pessoas com deficiência, ONGs, secretários, prefeitura e a população ficaram comovidos com a situação e iniciou um processo grandioso de busca para um local e a solução do caso.

Depois de uma grande comoção e auxílio de todos os envolvidos, finalmente a equoterapia conseguiu um espaço público para os atendimentos com acessibilidade ao transporte público, que não está pronto para início imediato como o espaço ao lado do Cemosar, mas será adaptado para as pessoas com deficiência com o auxílio de todos os envolvidos que lutaram pelas políticas públicas no município de São Carlos.

De imediato os atendimentos não ocorrerão neste momento no local que ainda precisa de adaptações na estrutura arquitetônica e a construção de um picadeiro coberto para os diagnósticos com comorbidades, ainda há crianças que estão com dificuldades em transporte público para o atendimento na intervenção terapêutica aonde serão necessárias a busca de soluções temporárias.

A equoterapia está aberta às parcerias que possam contribuir para a adaptação do novo local para os atendimentos.

As pesquisas brasileiras têm se aprofundado cada vez mais em materiais para a comprovação dos avanços na equoterapia.

A equoterapia é indicada para diagnósticos motores, cognitivos, emocionais e comportamentais, como: paralisia cerebral, autismo, síndrome de down, diversas síndromes, transtornos, lesões, deficiência intelectual, AVE, dificuldades e ou distúrbios de aprendizagem, entre outros. Só é elegível a terapia se não houver contraindicações. Se o risco é maior que o benefício não é equoterapia!

O amor venceu! E a Lei Brasileira de Inclusão Nº 12.907 de 2008, modificada em 2015 Nº 13.146 será cumprida em um grande fato histórico em São Carlos, amor ao próximo, evidência científica em equoterapia e políticas públicas.

O espaço público fica localizado ao lado da UFSCAR , na Rodovia Guilherme Scatena, km 2,5 (antiga horta municipal) e será adaptado de acordo com as necessidades do projeto de equoterapia para assistir as pessoas com deficiência em parceria com o município.

Leia também: Conheça a história de Andreia Úrsula

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.