Eleições 2020: entrevista com Vinícius Schaefer

Descrição da imagem #pracegover: Foto de Vinícius Scheafer. Ele é um homem moreno, de cabelos curtos e castanhos. Vinícius está vestindo uma camisa social azul claro e faz o sinal de vem em Libras. Fim da descrição.
Vinícius Schaefer é candidato a vereador em São Paulo (Foto: Divulgação)

Com uma participação ativa na comunidade surda, Vinícius Schaefer, 36 anos, que é surdo, concorre a uma das 55 cadeiras da Câmara Municipal de São Paulo. Defensor de causas que envolvem as necessidades dos surdos, o professor universitário e empreendedor social recebeu quase 10 mil votos em 2016, tendo ficado como 4° suplente.

Formado em administração de empresas e pedagogia, pós-graduado em Libras e com MBA em Gestão Pública, Vinícius pretende defender igualdade social, inclusão, acessibilidade e empreendedorismo. “São temas que discutiremos com muito afinco e trabalharei firme para que a mudança seja efetiva e possível para nossa população”.

Confira a entrevista exclusiva com Vinícius Schaefer:

Confira a tradução da entrevista com Vinícius Schaefer em Libras

Quando surgiu o interesse em ingressar na política e a disputar um cargo público?
Vinícius Schaefer: Meu pai, todos os dias, fazia a leitura de um jornal e passava para mim tudo que estava acontecendo no mundo, em nosso país e na nossa cidade. Mesmo sem ele saber Libras, conseguíamos nos comunicar. Esse era um momento importante para mim, pois, era a minha fonte de informação. Eu tinha muito interesse nos assuntos que envolvia as pessoas, questões de cidadania e inclusão. Em relação a ser candidato sempre tive o apoio dos meus familiares e amigos. Em 2014, por ser professor, fui indicado como Delegado do CONAE, por São Paulo, na área da educação. Tinha elaborado alguns projetos voltados para o segmento das pessoas com deficiência, suas necessidades, acessibilidade e equidade. Aproveitei a oportunidade por estar tão próximo dos políticos, decidi enviar o meu projeto para alguns parlamentares, um deles, na época o deputado federal Bruno Covas. Fui chamado para uma entrevista e dali em diante a vontade de servir as pessoas ficou mais aguçada, já que sempre que possível atuava na busca por melhorias para as pessoas. Percebi que precisava fazer a minha parte dentro da política, mesmo não tendo a influência familiar.

Quais as principais bandeiras defendidas por você nesta campanha?
Vinícius Schaefer: Defendo o que me desperta motivação, bem como, igualdade social, inclusão, acessibilidade e empreendedorismo. Esses são temas que discutiremos com muito afinco e trabalharei firme para que a mudança seja efetiva e possível para nossa população.

Quais suas expectativas em relação ao cargo?
Vinícius Schaefer: Quero ser um vereador que se comunica com a população, que não determina o que é bom para elas, e sim, que ouve suas demandas, seus anseios e suas dificuldades locais. São Paulo é uma cidade enorme e com uma diferença social gigante. As políticas públicas geralmente não chegam até as periferias e após as eleições, nem nossos representantes. Desejo fazer a diferença, sendo um verdadeiro representante dos munícipes. Quero ser a voz para a população!

Fale um pouco sobre sua atuação junto a entidades que atendam pessoas com deficiência?
Vinícius Schaefer: Minha principal atuação é na Associação dos Surdos do Estado de São Paulo – Vem Sonhar, onde sou um dos membros fundadores e um dos idealizadores desta entidade. Conheço outras, que atuam fazendo parcerias. Sei da importância destas instituições, que muitas vezes fazem o dever do Estado e sem qualquer tipo de incentivo deste.

Quem são suas referências políticas?
Vinícius Schaefer: Temos personalidades relevantes na política nacional, mas, minha referência veio de dentro de casa. Minha mãe, uma professora da rede pública e meu pai que era comerciante, ambos sempre me incentivaram a fazer e a ser o que eu quisesse.

Como pessoa com deficiência, atualmente, você se sente representado pelos políticos já eleito?
Vinícius Schaefer: É uma pergunta muito difícil. Mas, vamos lá! Tivemos muitos avanços nos últimos tempos! Pessoas com diversos tipos de deficiências em cargos eletivos. Na prefeitura de São Paulo, na gestão do prefeito Bruno Covas, teve avanços. Mas, sinto que falta muito para ter a sensação de me sentir representado. Por este motivo, sou candidato.

Você pode saber mais sobre Vinicius Schaefer no Instagram e no Facebook.

Amanhã você confere a entrevista com André Venturini. Não perca!

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.