Em toda aula, estímulo de atenção sustentada

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. No centro da imagem temos a ilustração de um globo terrestre, em que os oceanos estão na cor azul e as partes dos continentes estão em verde. Em volta estão imagens de crianças de diversas formas e cores, como se formassem uma grande roda. Fim da descrição.
Atividade trabalha estímulo de atenção (Foto: Divulgação)

 Por: Zilanda Souza*

Objetivo: A atividade tem como objetivo central, exemplificar uma aula com estímulo de atenção sustentada. Habilidade primordial para aprender.

 

Como aplicar: Estabeleça algumas regras antes das aulas!

. Determine um tempo de atenção sustentada, para apresentação do assunto, exposição de ideias, apresentação de trabalhos;

. Converse com os alunos, sobre a relação estímulo e bloqueio ( vamos estimular a atenção então precisamos bloquear distratores);

. O que vamos combinar durante o tempo de atenção sustentada?

1) ninguém sai da sala;

2) Colocaremos na porta da sala uma placa: Proibido Interromper;

3) Nosso tempo estabelecido será monitorado por um relógio despertador;

4) Caso sejamos surpreendido por algum barulho inesperado, escolheremos continuar nossa atividade, vencendo os distratores.

 

Recompensa: Terminado o tempo de sustentação da atenção, alternaremos com 10 minutos de sessão (os alunos podem escolher um jogo).

 

Atenção!

Em salas de aula onde é possível observar grande índice de distratores e baixo controle inibitório, o professor deve começar estabelecendo tempos mais curtos de atenção sustentada. Aumentando gradativamente à medida que eles vão vencendo as metas estabelecidas.

 

Ouça seus alunos

. Como vocês se sentiram durante o tempo de sustentação da atenção?

. Você consegue rastrear os distratores que envolveram nosso ambiente durante a atividade?

. Para você o que é mais difícil inibir? O desejo por conversar outros assuntos, a curiosidade pelos barulhos inesperados que envolvem a sala, pensar nas atividades depois da aula?

 

Instagram: @espacovidagvbsb | Facebook: @espacovidagv |

Youtube: Canal Espaço Vida

 

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Nela, Zilanda Souza está sentada à frente de uma mesa, e segura alguns de seus livros: Brincando de Palavrear e o livro do programa de treino em funções executivas Super 6º Ano. Fim da descrição.
Foto: Vítor Beltrame

*Zilanda Souza é mãe, professora, especialista em psicopedagogia e neuropsicopedagogia. Autora do livro ‘Brincando de Palavrear’, escritora da coluna ‘Desenvolvimento e Aprendizagem’, coordenadora da pós-graduação em neurociência aplicada a avaliação e intervenção psicopedagógica. Diretora da Espaço Vida em Minas Gerais e no Distrito Federal. Atua em pesquisa voltada para a intervenção em funções executivas em crianças do ensino fundamental anos finais.

 

 

Publicidade
Portal Acesse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.