Coronavírus: Vizinho Amigo e Atados criam rede de apoio

Descrição da imagem #pracegover: Arte da campanha de voluntariado. A imagem tem fundo azul. Nela está escrito, em letras amarelas: #fiquenosofá com o Atados. Abaixo está a ilustração de um sofá com o logo do Atados. Fim da descrição.
Iniciativa conecta quem precisa de ajuda com quem quer ajudar (Imagem: Divulgação)

A solidariedade se tornou uma atitude constante durante o período de isolamento causado pela pandemia decorrente do novo coronavírus. Para ajudar nessa corrente, o movimento Vizinho Amigo se uniu ao Atados para facilitar a conexão entre pessoas dispostas a ajudar aqueles que se encaixam nos grupos de risco da Covid-19 e não podem sair de casa. 

O projeto oferece duas formas de atuação: como embaixador, para ajudar a divulgar a campanha ou, ainda, como voluntário, para ajudar em tarefas diárias como ir ao mercado, farmácia, passear com animais domésticos ou, até mesmo, conversar, por telefone, com pessoas que estão confinadas.

Para participar, basta que quem precise de ajuda se inscreva no site da campanha e preencha algumas informações básicas, que serão essenciais para conectá-las com o voluntário mais próximo. É um procedimento simples, mas extremamente solidário. 

“A ideia é que o voluntário inicie este movimento em seu bairro e colabore com pequenas atitudes, mas que são muito simbólicas nesse contexto da pandemia. O distanciamento social, embora seja um processo bastante complexo, serviu para nos mostrar que ainda existe união, solidariedade e que nos importamos com o próximo, que muitas vezes, é um vizinho que nem conhecemos direito. Fazer parte dessa corrente do bem é uma oportunidade de ressignificar nossos relacionamentos sociais e resgatar pequenos gestos e delicadezas do cotidiano que melhoram o dia da nossa comunidade”, ressalta Daniel Morais, fundador do Atados. 

No Brasil, o projeto tem patrocínio da Medley e deve impactar milhares de pessoas em todo o país.   

Vizinho Amigo e Atados

Criado em Portugal, o movimento Vizinho Amigo é formado por um grupo de jovens com a proposta de ajudar pessoas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19, como idosos, pessoas com deficiência ou com problemas de saúde.

Já a plataforma social Atados conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento em diversas oportunidades de voluntariado, com o propósito de mobilizar pessoas, articular soluções e recursos para impulsionar transformações e fortalecer a atuação de organizações em diversas causas sociais. 

Além disso, o Atados está com a campanha #FiqueNoSofá, que conecta pessoas à oportunidades de voluntariado em causas sociais, inclusive à distância, por meio do Vagas à Distância. O objetivo é incentivar os voluntários a se engajarem em projetos relacionadas ao combate à pobreza, consumo consciente, cultura e arte, direitos humanos, educação, crianças, idosos, meio ambiente, cidadania, proteção, animais, saúde, pessoas com deficiência, política, jovens, mulheres, refugiados, LGBTQ+ e sustentabilidade. Saiba mais acessando a página do Atados no Instagram e no Facebook.

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.