Presidente da CBDS participa de reunião no CNE

Descrição da imagem #pracegover: Foto de Diana, presidente da CBDS. Diana é uma mulher morena, com traços orientais. Ela tem cabelos pretos, lisos e compridos. Diana usa uma blusa roxa. Fim da descrição.
Diana Kyosen, presidente da CBDS, é a primeira surda eleita membro do Conselho Nacional do Esporte (Foto: Divulgação/CBDS)

Em um mandato marcado por grandes conquistas, Diana Kyosen, presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), irá participar da 52ª reunião do Conselho Nacional do Esporte (CNE), nesta quarta-feira, dia 16 de dezembro.

Em um momento histórico, desde sua criação, em 1984, é a primeira vez que a CBDS conquista uma cadeira no Conselho, que terá Diana como primeira representante surda nomeada como membro. Rodrigo Rocha Malta, assessor da presidência, é o suplente de Diana no Conselho.

Descrição da imagem #pracegover: Foto de Rodrigo Malta. Ele é um homem moreno, de cabelos brancos. Ele está vestindo uma camisa polo listrada. Fim da descrição.
Rodrigo Malta, assessor da presidência da CBDS e suplente de Diana no Conselho Nacional do Esporte (Foto: Divulgação/CBDS)

Vale ressaltar que a CBDS se prepara para dois grandes eventos, que serão realizados no Brasil, em 2021: a Surdolimpíada Nacional e a Deaflympics, que contará com a participação de mais de 4.500 surdoatletas de 100 países.

“Solicitamos um assento no Conselho Nacional do Esporte para que o desporto de surdos pudesse se sentir representado, além de termos a chance de reivindicarmos nossos direitos. A Secretaria Nacional do Esporte foi sensível à nossa causa. Isso é uma grande vitória para a comunidade surda e todos nós agradecemos pela oportunidade”, explica a presidente da CBDS.

“Hoje, 36 anos após a fundação da CBDS, ocupamos uma cadeira no CNE e a nossa gratidão é enorme a todas as gestões passadas, que trabalharam em conjunto com as federações. Este é o momento em que teremos força na nossa luta para trabalhar frente às políticas públicas do esporte e os direitos dos surdoatletas, como a Bolsa Atleta, a Lei Piva e todas as outras necessidades da comunidade surda”, completa Diana.

Representatividade surda

A luta surda por respeito e inclusão já é conhecida. E não é diferente em relação às dificuldades enfrentadas pelos surdoatletas. Falta acesso a políticas públicas esportivas, já que a categoria não se enquadra na categoria ‘paradesporto’. Além disso, os apoios e patrocínios direcionados aos surdos são infinitamente menores aos aplicados às demais categorias.

Por isso, a nomeação da presidente da CBDS para uma cadeira no Conselho é uma das conquistas mais importantes da história, não só para os surdoatletas, mas para toda a comunidade surda, que ganhará ainda mais representatividade no âmbito do esporte. 

“Nossa luta será grande para garantir as temáticas da comunidade surda junto ao governo, garantindo a visibilidade e a aceitação das nossas propostas. Para mim é uma honra, como presidente da CBDS, como ex-atleta surda e, acima de tudo, como pessoa surda. Venho de uma família de surdos e sempre exerci um trabalho em prol dos meus pares, os surdos”, conclui Diana, que terá como tarefa principal articular com os demais representantes do conselho as temáticas do esporte e garantir que o desporto de surdos esteja em pauta e em destaque.

Ex-atleta de futsal da Seleção Brasileira, Diana Kyosen conquistou, em 2015, o vice-campeonato mundial, em Bangkok (Tailândia) e tem no esporte sua paixão. “Sei os benefícios que tive através do esporte e como presidente da CBDS quero garantir isso a todas as gerações de surdos.”

Conselho Nacional do Esporte

Criado em 2002, o CNE é formado por representantes do Executivo e das principais entidades esportivas do País, como o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a Comissão Desportiva Militar Brasileira (CDMB) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entre outras.

A primeira participação da presidente da CBDS acontece nesta quarta-feira, dia 16 de dezembro, quando será realizada a 52ª reunião do Conselho. Na ocasião, serão discutidos assuntos como a aprovação do código brasileiro de antidopagem e a indicação de membros para a comissão técnica da Lei de Incentivo ao Esporte.

Na pauta da reunião também estão apresentações das análises dos relatórios de recursos das entidades que compõem o Conselho.

Acesse o site da CBDS para saber mais sobre os projetos, eventos e sua atuação!

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.