Casa Libras leva informação e histórias para crianças surdas

Descrição da imagem #pracegover: Arte de divulgação do projeto Casa Libras. A imagem tem fundo colorido e as imagens das pessoas envolvidas no projeto estão dentro de círculos com borda preta. Seus nomes estão na base de cada círculo. Na lateral direita está o logo do Casa Libras. Casa Fim da descrição.
Projeto envolve especialistas em Libras da UFSCar (Foto: Reprodução)

Idealizado para compartilhar informação e histórias para crianças surdas, o Casa Libras é um projeto do curso de Tradução e Interpretação de Libras (Tilsp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

No canal já foram disponibilizados mais de 28 vídeos em Libras durante a quarentena. Os materiais foram desenvolvidos para ajudar na educação de crianças surdas.

Segundo Vanessa Martins, coordenadora do projeto, como as escolas estão com dificuldades de produzir materiais didáticos nesse momento, o projeto disponibiliza esse conteúdo para as instituições.  

Leia também: UFMG explica como é feita a tradução de músicas para a Libras

“Com a quarentena, temos acompanhado essas dificuldades das escolas de promover a inclusão por falta de material didático em Libras. Com a dificuldade das crianças surdas na comunicação e interação de um modo geral por conta e não ter materiais em Libras, fiz uma proposta com a UFSCar e esse projeto contempla em fazer materiais didáticos informando as questões da Covid para elas terem acesso, e como cresceu o projeto, tivemos a ideia de fazer a contação de historias para levar entretenimento para as crianças também”, explica Vanessa.

Entre os vídeos, estão contações de histórias como ‘O Cravo e a Rosa’, ‘Rapunzel’, ‘Pinóquio’ e ‘Patinho Feio’. 

Educação para crianças surdas

Segundo a idealizadora do Casa Libras, várias escolas municipais da região de São Carlos e até de outros estados estão utilizando os vídeos em suas aulas on-line.  

“A gente fica feliz de poder levar entretenimento e possibilitar a contação em sinais para essas crianças que estão isoladas e que sentem falta de acesso linguístico em suas casas”, complementa Vanessa.  

Leia também: Contação de história com acessibilidade ganha web

Para conferir os vídeos, acesse o site do Tilsp-UFSCar.

Conheça a Casa Libras!

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.