Cartilha informa sobre direitos da população idosa com deficiência

Descrição da imagem #pracegover: Foto de um idoso na cadeira de rodas. Ele está na calçada e ao fundo vemos a rua. Fim da descrição.
Cartilha acessível traz informações sobre os direitos da população com deficiência idosa (Foto: Divulgação)

O Projeto Envelhecimento e Deficiência: direitos e políticas públicas, da ONG Mais Diferenças com recursos do Fundo Estadual do Idoso de São Paulo, lançou uma cartilha sobre os direitos da população idosa com deficiência

Intitulada ‘Envelhecer é para todos: direitos da população com deficiência idosa’, a cartilha reúne marcos regulatórios federais e estaduais, assim como políticas e programas garantidores dos direitos dessa população nos mais diversos aspectos, como saúde, transporte, moradia, assistência social, educação e cultura. 

“Além de agregar informações setoriais em um único documento, buscamos fazê-lo através de uma linguagem descomplicada, que possa ser compreendida pela própria população com deficiência idosa. Neste sentido, os recursos de acessibilidade são também fundamentais”, diz Carla Mauch, coordenadora geral da Mais Diferenças. 

Cartilha idosos com deficiência

Descrição da imagem #pracegover: Imagem de capa da cartilha com acessibilidade. No canto inferior esquerdo está a intérprete de Libras. Fim da descrição.
Capa da versão audiovisual da cartilha (Imagem: Reprodução)

A cartilha está disponível para download gratuito em dois formatos: PDF acessível para leitores de tela e audiovisual com Libras e narração.  

Além das versões digitais, dois mil exemplares impressos serão distribuídos aos 43 municípios da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Campinas, região foco do Projeto Envelhecimento e Deficiência.  

A publicação da cartilha é uma das contribuições do Projeto, que busca mapear, caracterizar e elaborar recomendações para o aprimoramento de políticas públicas municipais para atendimento da população com deficiência que envelhece.

O Projeto conta com apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo.  

Para além da cartilha, o Projeto já publicou  uma revisão bibliográfica sobre o tema e um relatório que sistematiza dados secundários sobre envelhecimento e deficiência na região de Campinas. 

Tanto a revisão bibliográfica como o relatório com os dados secundários estão disponíveis no portal do Projeto

Em breve, o Projeto lançará um relatório que sistematiza os achados da pesquisa na região, destacando boas práticas e recomendações para as políticas municipais. Para saber mais, acesse o site do projeto acesse o site do Projeto.

Clique aqui para acessar a cartilha gratuitamente!

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.