Cartilha orienta as crianças sobre prevenção a abusos sexuais

Descrição da imagem #pracegover: Ilustracão de três crianças. Uma delas está no centro da imagem e faz sinal de
Cartilha traz informações sobre abuso sexual com acessibilidade (Imagem: Reprodução)

 

Para orientar crianças sobre formas de prevenção a abusos sexuais, um grupo de voluntários criou a cartilha Eu Me Projeto, que traz orientações na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para crianças surdas.

A cartilha, que conta com acessibilidade para crianças com deficiência, ensina como os corpos das criancas devem ser respeitados, além de explicar formas de reconhecer e se proteger de abusos.

Com linguagem simples, a cartilha pode ser lida com a família, educadores ou cuidadores. A cartilha traz ainda informações, dicas, músicas, poemas, teatro de fantoches em vídeo e outros recursos que ajudarão na conversar com as crianças sobre: o corpo, cuidados, quem pode ajudar e como se proteger. 

Eu Me Protejo

Em 2020, o projeto de educação para prevenção contra a violência sexual infantil, Eu Me Protejo, recebeu o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, na categoria Produção de Conhecimento.

“Eu Me Protejo é um projeto gratuito, inclusivo, independente e voluntário, desenvolvido colaborativamente por aproximadamente 50 especialistas, que se uniram com o objetivo de criar uma cartilha para propagar o assunto. A cartilha é toda adaptada para as crianças, de modo que elas possam aprender a se defender de possíveis abusos ou como lidar nesse tipo de situação”, explica a jornalista Patrícia Almeida, idealizadora do projeto.

Interessados em colaborar para melhorar a acessibilidade da cartilha, imprimir exemplares ou sugerir outras formas para promover o projeto, de forma que ele chegue ao maior número de pessoas possível, pode enviar e-mail para: [email protected].

A cartilha está disponível para download gratuito.

Clique aqui para baixar a cartilha Eu me Protejo!

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.