Conheça a capoeira adaptada para pessoas com deficiência

Saiba quais são os diferenciais da capoeira adaptada para pessoas com deficiência.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Um grupo de pessoas com deficiência tocando instrumentos durante uma roda de capoeira. Fim da descrição.
Capoeira adaptada é uma opção segura de esporte para pessoas com deficiência (Foto: Divulgação)

Sidnei Sousa é morador da cidade de Carapicuíba, na grande São Paulo e, além de atuar profissionalmente como bombeiro civil, ele também é conhecido como mestre de capoeira adaptada, e está fazendo a diferença na vida de muitas pessoas com deficiência em Carapicuíba.

Além de expor o seu trabalho de capoeira adaptada, realiza alguns projetos em ação voluntária em seu município, aonde o tempo todo busca incluir as pessoas com deficiência do município de Carapicuíba, com abordagens de acordo com a potencialidade de cada patologia.

Mestrenei, como é chamado, resolveu desenvolver esse projeto na cidade de Carapicuíba para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e inseri-las na cultura e na arte.

Sidnei atua com seus projetos no Centro Dia Ellen Keller, Léa Rosenberg e na Associação Projeto Oficina, como também faz várias apresentações em eventos culturais da cidade e do Conselho da Pessoa com Deficiência de Carapicuíba (CMPD).

 

O que é a capoeira adaptada

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Uma roda de capoeira. Fim da descrição.
Capoeira adaptada já conquistou o público com deficiência (Foto: Divulgação)

A capoeira adaptada é uma metodologia de capoeira desenvolvida para a pessoas com deficiência física e intelectual, entre outras patologias, em prol de seu desenvolvimento, construção, inclusão e inserção da pessoa com deficiência no esporte e na cultura do nosso país.

A modalidade pode ser praticada por todas as pessoas, desde que não tenha nenhuma contra indicação médica. Até mesmo porque a capoeira adaptada corresponde à metodologia de acordo com cada pessoa com deficiência que participará da roda.

 

Os benefícios da capoeira adaptada

São muitos os benefícios da capoeira adaptada. Entre eles, podemos destacar melhora no desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e psicológico. Como também ressaltamos o fortalecimento muscular, alongamento, equilíbrio, flexibilidade, raciocínio, agilidade, noção espacial, percepção espacial, interação, ritmo, fala, coordenação motora, musicalidade, socialização, memória, autoconfiança e autoestima.

 

Como é a aula de capoeira adaptada?

Atividades físicas com movimentos básicos concomitante as músicas tocadas em instrumentos  e cantadas dessa cultura como o berimbau, o pandeiro, além da roda e do gingado com os movimentos do corpo, ao qual o aluno vai desenvolvendo os movimentos com o seu parceiro dentro da roda. Uma aprendizagem constante. O cadeirante que não tem autonomia da condução de sua cadeira de rodas conta com o auxílio de seus mestres.

 

Curiosidade

A graduação na capoeira adaptada se dá pela cor da faixa de quem a pratica. Alunos utilizam faixas nas cores verde, verde e amarelo, amarelo, e azul e amarelo; alunos formados usam faixa azul; estagiários usam faixa verde, amarelo e azul; professores usam faixa nas cores branco e amarelo; e os mestres usam faixas nas cores branco e azul, branco com a ponta verde e branca.

 

Festa da capoeira adaptada

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na vertical. Cartaz de divulgação da festa de capoeira adaptada. Fim da descrição.No dia 13 de abril, a partir das 11 horas, será realizada a Festa de Capoeira da Associação do Projeto Oficina Capoeira Adaptada – Projeto Gingando na Cidade, na rua Brasília, nº 40, na Cohab 5, em Carapicuíba. O evento terá a presença de vários Mestres de Capoeira importantes, que estarão juntos em prol da capoeira adaptada e das graduações das pessoas com deficiência da cidade.

 

 

 

Movimento ‘Eu empurro essa causa’ realiza manifestos neste fim de semana

APAE oferece pós graduação em saúde mental e educação inclusiva

CadÚnico: Idosos e pessoas com deficiência devem se cadastrar

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.