Coronavírus: bateria do Instituto TIM tem videoaulas durante a quarentena

Alunos usam ferramentas digitais para continuar as atividades mesmo com o distanciamento social.

Descrição da imagem #pracegover: Os integrantes da bateria do Instituto TIM durante apresentação. Fim da descrição.
Grupo se apresenta em eventos patrocinados pela TIM (Foto: Divulgação)

As aulas online se multiplicam durante a pandemia da Covid-19. De idiomas à culinária, passando por atividades físicas e música, são inúmeros os exemplos de pessoas que – em tempos de isolamento social – usam as ferramentas digitais para continuar seus estudos ou, até mesmo, aprender algo novo.

A Bateria do Instituto TIM também aderiu ao ensino remoto: o grupo, formado pessoas com e sem deficiência, está usando o app de comunicação mais popular do Brasil para manter o ritmo em dia.

A ‘Bateria Online’ traz uma série de 26 vídeos, que será compartilhada com o grupo via WhatsApp, todos os sábados, no mesmo horário em que aconteciam as aulas presenciais.

Descrição da imagem #pracegover: O professor de bateria do Instituto TIM. Ele está sentado e atrás dele tem um banner escrito: Bateria Instituto TIM. No canto superior direito tem a janela de tradução em Libras, e nela está uma intérprete. Fim da descrição.
Videoaulas online garantem a continuidade das atividades do Instituto TIM (Foto: Divulgação)

O conteúdo é produzido pela equipe do projeto, incluindo o Mestre Mangueirinha, da Unidos de Vila Isabel, que comanda a Bateria desde a sua criação, em 2010. Em cada episódio, são sugeridas atividades com ou sem os instrumentos musicais, além de jogos e brincadeiras pedagógicas que auxiliam no desenvolvimento musical.

“O ano passado foi muito produtivo, participamos de diversos eventos e houve uma evolução consistente dos alunos. Quando retomamos as aulas em 2020, fomos logo impactados pela interrupção das atividades presenciais devido à pandemia. O objetivo das videoaulas é fazer com que esse aprendizado não se perca, queremos manter a Bateria ´pulsando´. Os vídeos são lúdicos e incentivam a participação dos pais, ainda mais fundamentais nesse período. Postamos duas aulas no sábado e ficamos conectados no grupo para tirar dúvidas e receber o retorno dos integrantes – todos muito positivo –, além de manter a relação interpessoal e a integração que são muito importantes no projeto”, conta Rubens Kurin, coordenador da Bateria do Instituto TIM.

Bateria Instituto TIM

Criada para promover a educação musical de crianças, jovens e adultos da cidade do Rio de Janeiro, a Bateria do Instituto TIM conta com 50 integrantes, entre crianças, jovens e adultos com e sem deficiência. A iniciativa existe há cerca de 10 anos e promove a educação musical com foco na inclusão e integração. As aulas acontecem no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Publicidade
Portal Acesse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.