Audiolivros: 7 apps que garantem a acessibilidade de cegos ao mundo literário

Descrição da imagem #pratodosverem: Um fone de ouvido está conectado a um celular. Eles estão em cima de uma superfície de madeira branca. Fim da descrição.
Confira dicas de apps de audiolivros (Foto: Divulgação)

São muitos os apelos da sociedade para a questão da acessibilidade. Quando o assunto é garantir o acesso de pessoas com deficiência visual, podemos citar os audiolivros como uma solução incrível. Mas, você sabe como os audiolivros garantem o acesso de cegos ao mundo literário?

Dentro dessa proposta, podemos considerar o audiolivro como uma nova forma de se consumir cultura. O fato de ‘ouvir livros’ chegou com o novo comportamento das pessoas de usarem a tecnologia e ficarem mais tempo conectados à internet.

Audiolivros são opção para inclusão

Uma opção tanto para pessoas cegas quanto para videntes, que querem otimizar o tempo, os audiolivros estão em alta. Por isso, selecionamos uma série de aplicativos onde você pode baixar livros gratuitamente, pagando por exemplar, ou ainda, assinando um plano mensal.

Por conta da pandemia de Covid-19, a Amazon disponibilizou centenas de títulos de audiobooks grátis, que podem ser baixados no site ou aplicativo da empresa, para serem lidos no Kindle (dispositivo que também funciona em celulares e tablets).

Ao invés de disponibilizar audiobooks completos, o 12Min é um serviço que disponibiliza um resumo geral das obras de não-ficção em seu acervo, condensando suas ideias em microbooks de apenas 12 minutos. Isso significa que não é necessário que ouça um audiolivro de três horas sobre um determinado assunto, caso não queira receber todo seu conteúdo, por exemplo, permitindo absorver diferentes conhecimentos de maneira mais ágil.

Uma das maiores redes de livrarias do Brasil, a Saraiva conta com um app próprio para os audiolivros. O aplicativo é um dos melhores de sua área e conta também com o serviço do Ubook, uma espécie de Netflix da literatura.

O Tocalivros é um app brasileiro que disponibiliza as obras no idioma nativo. Se colocando como uma livraria virtual, é possível comprar e fazer download de diversas obras, inclusive, com opções grátis.

Um dos aplicativos de audiolivros com maior acervo de obras gratuitas, que podem ser ouvidas diretamente dele ou baixadas para seu dispositivo. O LibriVox conta com diversos filtros para busca, inclusive um para mostrar audiolivros feitos por um narrador em específico.

Com obras disponíveis em diversos idiomas, a Audioteka fornece prévias gratuitas dos livros de seu acervo. O app também funciona como uma livraria digital, vendendo os itens de seu catálogo. Outra funcionalidade de destaque são seus marcadores de página, que permitem marcar seu progresso durante o audiolivro.

Com um dos maiores acervos gratuitos, o Audiobooks HQ reúne mais de dez mil obras em sua biblioteca. Também é possível fazer download dos livros para ouvir quando estiver sem conexão com a internet, entre outras funcionalidades.

Acesse os links e boa leitura!

. Amazon

. 12Min

. Saraiva

. Tocalivros

. LibriVox

. Audioteka

. Audiobooks HQ

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.