5 filmes e séries para conhecer a história de atletas com deficiência

Descrição da imagem #pratodosverem: Imagem de divulgação do filme Paratodos. Vários atletas com deficiência estão em uma montagem de fotos. Fim da descrição.
Confira as dicas de filmas sobre atletas com deficiência (Imagem: Reprodução)

O calendário de competições segue pausado devido à pandemia de Covid-19 e as plataformas de streaming são uma boa opção para se conectar com o movimento paralímpico. Confira as indicações de filmes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que contam a história de atletas com deficiência.

1. Paratodos

O documentário, lançado em 2017, mostra a trajetória e desafios de atletas paralímpicos até os Jogos Paralímpicos Rio 2016. O nadador multimedalhista Daniel Dias, os velocistas e medalhistas paralímpicos Alan Fonteles, Yohansson Nascimento e Terezinha Guilhermino são alguns dos esportistas do longa.

2. Pistorius

O documentário, dividido em quatro episódios, retrata a trajetória do velocista sul-africano Oscar Pistorius. O bi-amputado de perna era o favorito ao ouro nos 200m nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, mas o brasileiro Alan Fonteles o ultrapassou nos últimos metros de prova. A obra traz também todo o julgamento do paratleta, acusado de matar a tiros sua namorada em 2013.

3. Soul Surfer: coragem de viver

A surfista americana Bethany Hamilton teve sua vida completamente transformada após sofer o ataque de um tubarão em 2003 e perder o braço esquerdo. A obra acompanha o processo de adaptação da jovem à nova realidade e a sua volta ao surfe profissional.

4. Stronger: o que te faz mais forte

O filme conta as memórias de Jeff Bauman sobre o atentado a bomba à Maratona de Boston de 2013. Jeff foi atingido pela bomba e perdeu as duas pernas no ataque explosivo. O longa-metragem narra a jornada do heroísmo involuntário de Bauman para estudar os efeitos íntimos de uma tragédia pública. O atentado matou três pessoas e feriu outras 264.

5. Um dia para Susana

Lançado em 2018, o filme conta a história da ex-triatleta Susana Schnarndorf, que foi diagnosticada em 2005 com Atrofia de Múltiplos Sistemas. A esportista então migrou para a natação paralímpica. A doença degenerativa avança de forma imprevisível e isso faz com que Susana tenha seu desempenho prejudicado no caminho até os Jogos Paralímpicos Rio 2016. O filme, que está disponível para aluguel no Youtube, mostra a preparação da nadadora até esta importante competição.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.