Artistas com deficiência revitalizam muro de hospital

Descrição da imagem #PraCegoVer: A imagem está no formato retangular, na horizontal. Uma mulher com deficiência está sentada em uma cadeira e pinta um coração, com pincel e tinta vermelha, em um muro branco. Fim da descrição.
Artista com deficiência pinta muro durante intervenção (Foto: Divulgação)

Na semana passada, artistas com deficiência, membros da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP), revitalizaram o muro do Hospital Central Sorocabana, no bairro da Lapa, em São Paulo, com obras de arte de sua autoria.

A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés é uma organização internacional presente no Brasil desde a década de 1970, e tem como objetivo apoiar artistas a ganharem autonomia por meio de seus esforços e habilidades técnicas. Todos os integrantes aprenderam a desenhar e pintar sustentando o pincel com a boca ou com os pés.

 

Artistas com deficiência

Descrição da imagem #PraCegoVer: A imagem está no formato retangular, na horizontal. Um homem com deficiência está segurando um pincel com a boca e pinta um muro branco. Fim da descrição.
Artistas da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés durante intervenção (Foto: Divulgação)

Para o artista Lucas Abreu, que participou da intervenção, “revitalizar o Hospital Sorocabana é uma coisa extraordinária. São Paulo merece e, poder fazer parte disso com a APBP foi uma experiência única”.

Segundo Paola Manograsso, diretora da APBP, a ação é importante tanto para o hospital quanto para os artistas envolvidos no projeto. “Esse projeto é muito importante para nós, é a realização de algo que vem sendo idealizado há muito tempo. Nossos clientes, que já compram as obras, puderam vivenciar de perto o trabalho dos artistas e, aqueles que ainda não conheciam a APBP, tiveram a oportunidade de conhecer e ver o poder que a arte tem de transformar. Transformou a vida deles e está transformando agora a vida de quem passa por esse muro”, garante Paola.

A iniciativa foi liderada pela Babel-Azza, agência que atende a Associação, e apoiada pelo Projeto Lapa 21, da Prefeitura Regional da Lapa em conjunto com a SPTrans.

 

Hospital Central Sorocabana

O Hospital Central Sorocabana é um local histórico de São Paulo, passou por diversas crises, esteve fechado por anos e, recentemente, começou a ser operado pela Prefeitura. Nesse processo de renascimento, está focado também em especializar-se no atendimento à pacientes com deficiência. Por isso, o local foi escolhido para receber essa ação, que foi muito elogiada e atraiu o olhar de diversas pessoas que passaram pelo local, chamando a atenção para temas como a deficiência física, a acessibilidade, a arte de rua e a superação.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. AACD promove ciclo de conferências sobre inclusão profissional

Projeto pretende agilizar obras de acessibilidade em condomínios

Governo prorroga prazo para atualizar cadastro

 

 

Portal Acesse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.