Turma da Mônica faz homenagem a YouTuber com síndrome de Down

YouTuber Cacai Bauer recebeu homenagem em projeto de empoderamento para meninas da Mauricio de Sousa Produções.

Descrição da imagem #PraCegoVer: A personagem Tati, da Turma da Mônica, numa versão da YouTuber Cacai. Temos a imagem de uma menina ruiva, de cabelos lisos na altura dos ombros, e usa óculos. O fundo da imagem é amarelo e na parte inferior está uma fita decorativa com o nome Cacai Bauer. Fim da descrição.
Cacai Bauer foi homenageada pela Turma da Mônica (Imagem: Divulgação)

A mais nova Dona da Rua da História é a primeira YouTuber com síndrome de Down do Brasil, Cailana Eduarda Bauer Lemos. A homenagem é parte do projeto Donas da Rua, com apoio da ONU Mulheres, e integra a comemoração pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março.

A YouTuber baiana Cacai tem 26 anos e é ativista da causa das pessoas com deficiência. Por meio de seu canal, ela transmite a ideia de que as pessoas com deficiência só precisam de oportunidades.

Nascida em Salvador, Cacai sempre estudou em escolas regulares, nas quais se alfabetizou aos 7 anos. Apaixonada por teatro e dança, criou seu canal no YouTube em 2016 e, desde então, vem conquistando o público ao abordar os temas que mais gosta, como maquiagem, skincare e moda. 

Na homenagem, Cacai é interpretada por Tati, primeira personagem com síndrome de Down da Turma da Mônica. Dentro do projeto, já foram homenageadas outras mulheres com síndrome de Down, como a atriz Tathi Piancastelli, que atuou na Broadway e representou o Brasil, em 2010, nas comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down na ONU, em Nova York. Também foi homenageada a potiguar Debora Seabra, primeira professora síndrome de Down, na América Latina, a concluir o curso de Magistério. 

Segundo a criadora do projeto Donas da Rua e diretora executiva da MSP, Mônica Sousa, nos últimos anos a busca pela inclusão se mostrou cada vez mais necessária. “Essa é a terceira vez que uma mulher com síndrome de Down entrou para a história do Donas da Rua. Ações como essas devem ser cada vez mais frequentes, pois precisamos mostrar a história de mulheres como a Cacai, exemplo de autoestima elevada como as personagens da Turma da Mônica. Nosso objetivo como Donas da Rua é levar visibilidade para que haja representatividade”, pontua. 

O Donas da Rua foi criado em março de 2016 e tem o apoio da ONU Mulheres. Nesta parceria, a MSP tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres. O projeto pode ser conferido no site da Turma da Mônica.

Conheça o canal de Cacai no Youtube!

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.