Instituto promove campanha em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Campanha pretende arrecadar 21 mil reais para o Programa de Inclusão Escolar do Instituto.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Um jovem com síndrome de Down está usando um uniforme laranja e segura um suco com a mão esquerda. Fim da descrição.
Campanha pretende arrecadar fundos para programa do Instituto Mano Down (Foto: Kel de Paula)

No próximo dia 21 de março, será comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Síndrome de Down, data criada para celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down e garantir a elas oportunidades e liberdade para viverem como qualquer outra pessoa.

E para esse ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs para a data o tema ‘Nós decidimos’, que se refere ao respeito aos direitos de escolhas das pessoas.

Por isso, o Instituto Mano Down escolheu o mês de março para lançar a campanha de apoio ao seu Programa de Inclusão Escolar.  O foco é arrecadar 21 mil reais, por meio de uma vaquinha virtual, para realizar oficinas multidisciplinares gratuitas para as crianças que frequentam o instituto.

Programa de Inclusão Escolar

Descrição da imagem #PraCegoVer: Jovens com síndrome de Down realizam aula de Ioga no Instituto Mano Down. Fim da descrição.
Aula de Ioga no Instituto Mano Down (Foto: Kel de Paula)

O Programa de Inclusão Escolar é amplo e vai desde a realização de oficinas para as crianças, até a intermediação com as escolas e a capacitação de profissionais da educação.

Atualmente, o Mano Down oferece o acompanhamento pedagógico e reforço escolar e pretende ampliar a atividade oferecendo as oficinas para crianças em idade escolar, conduzidas por terapeutas ocupacionais, pedagogas e psicólogas, além de suporte às famílias e às escolas no processo de inclusão escolar.

O objetivo do instituto é oferecer condições para que a criança tenha o suporte adequado fora e dentro da escola, considerando o seu ritmo e a sua individualidade.

“A falta de uma educação inclusiva de qualidade interfere no desenvolvimento e na autonomia das crianças e, especialmente, na perspectiva de futuro. Hoje muitos jovens não são alfabetizados ou têm pouquíssima escolaridade e isso interfere em sua inclusão no mercado de trabalho. Com isso, acabam por não conseguir vagas ou conseguem funções mais operacionais”,  explica a Mestre em Inclusão Escolar e Coordenadora Geral do Instituto Mano Down, Lídia Lopes.

Os interessados podem contribuir com a vaquinha virtual do Instituto Mano Down até o dia 10 de abril.  

Instituto Mano Down

Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos e programas focados no desenvolvimento de potencialidades e na busca de autonomia das pessoas com síndrome de Down (T21). Idealizado e criado por Leonardo Gontijo, o Instituo nasceu em 2010 do desejo de dar “vez e voz” para as pessoas com Down e de criar oportunidades para que elas possam ser reconhecidas por suas capacidades. A história surgiu do amor de Leonardo por seu irmão caçula, o Eduardo – também conhecido como Dudu do Cavaco – que tem a síndrome de Down.

Hoje são mais de 200 pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais atendidas pelo Instituto e milhares de pessoas impactadas, direta ou indiretamente, pelas ações do Mano Down.

Realizado na Casa Modelo, localizada no bairro Alto Barroca, região Oeste de Belo Horizonte (MG), o trabalho do Instituto contempla todas as fases de vida da pessoa com deficiência – bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. As ações incluem:  acolhimento das famílias, intervenção precoce de saúde (fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia), inclusão escolar, oficinas culturais e esportivas, mobilização para autonomia, inclusão no mercado de trabalho e envelhecimento saudável.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.