Osasco Fashion Week aborda diversidade em sua 3ª edição

Evento vai reunir 16 mil pessoas, 90 desfiles e 480 modelos de todos os perfis.

Descrição da imagem #PraCegoVer: A modelo Maju de Araujo. Ela tem síndrome de Down. Maju é uma jovem morena, de pele clara e tem cabelos castanhos, lisos e compridos. Ela está com o braço esquerdo levantado, na altura da cabeça. Maju usa uma camiseta cinza. Fim da descrição.
A modelo Maju de Araújo (Foto: Reprodução)

Ontem, aconteceu o lançamento da 3ª edição da Osasco Fashion Week (OSFW), evento que será realizado entre os dias 12 e 15 de março, na cidade de Osasco (SP), com o tema diversidade.

16 mil pessoas, 90 desfiles, 480 modelos de todos os perfis e mesclando estilistas que lançam suas carreiras a nomes consolidados, como Walerio Araújo, Samuel Cirnansck e Enéas Neto. É diante do cenário dos anos anteriores que o evento expande seu conceito de oportunidade para apresentar o tema de sua terceira edição: diversidade

No dicionário, qualidade daquilo que é diverso, diferente. Ao aplicar à prática, inclusão. A soma de múltiplas impressões digitais que estão nos pensamentos, conceitos, crenças e corpos com a liberdade de serem exatamente como são. Realizada na cidade que detém o sexto maior PIB da nação, o desenvolvimento também chega às passarelas: a semana de moda traz as narrativas sociais da atualidade a partir de seus protagonistas. 

Osasco Fashion Week

Na OSFW, que acontece entre os dias 12 e 15 de março, o que se vê é a pluralidade de rostos e corpos – representados, nesta edição, pelo cantor MC Guimê e a modelo Maju de Araújo, mas também alcança as propostas das marcas presentes: os segmentos vão do plus size à moda praia, moda inclusiva (com adaptações estratégicas para pessoas com deficiência), acessórios e às marcas focadas em conceitos de upcycling e sustentabilidade. 

Para além da passarela

Para além dos desfiles, a moda também estará presente em outros formatos: palestras com diversos temas ligados à moda, de oficinas a talks para discutir os temas abordados e aproximá-los do público presente. 

Do olhar do mercado às causas, o propósito também converge para incluir: ao fim do evento, será organizado um leilão beneficente, com peças doadas pelas marcas presentes e renda 100% revertida ao trabalho de instituições como a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que promove a reabilitação de pessoas com deficiência e o Instituto de Políticas e Atenção em Queimaduras (IPAQ). 

Diversidade

Um dos destaques do evento, a modelo Maju de Araújo tem uma trajetória marcada pela superação. A jovem de 17 anos é a primeira modelo com síndrome de Down na história da Fashion Week, em nível mundial.

Em 2019, Maju fez história ao ser a primeira modelo SD a subir nas passarelas da São Paulo Fashion Week. “Meu coração transborda de orgulho, felicidade, não apenas pelo sucesso da minha filha, mas pelo sucesso de tudo o que há por vir para ela e para todas as famílias que lutam pela inclusão”, conta Adriana de Araújo, mãe de Maju.

A Osasco Fashion Week acontece no Borborema Espaço de Eventos, que fica na Avenida dos Autonomistas, 2561, no Centro de Osasco.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.