Contrata SP oferece vagas para profissionais com deficiência

Ação oferece mais de 2 mil vagas para profissionais com deficiência.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Local onde foi realizado o Contrata SP. Em primeiro plano, estão: uma mulher e um homem, ambos cadeirantes, que estão conversando. Entre eles, mais ao fundo, está uma mulher. Fim da descrição.
Ação oferece mais de 2 mil vagas para profissionais com deficiência (Foto: Marcelo Pereira/SECOM)

Nesta terça-feira, dia 5 de novembro, a Prefeitura de São Paulo realizou a 9ª edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência. O evento foi idealizado com a proposta de promover a inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho.

A ação, organizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), reuniu mais de 60 empresas e ofertou cerca de duas mil vagas em diferentes áreas., com salários que variam de 456 reais (para Jovem Aprendiz), até 5 mil reais.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Uma mulher está sorrindo. Ela é morena e tem cabelos castanhos, lisos, na altura dos ombros. Ela está usando uma camiseta azul com uma imagem branca do símbolo da deficiência física. Fim da descrição.
A secretária adjunta Marinalva Almeida (Foto: Marcelo Pereira/SECOM)

Segundo a secretária adjunta da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz, “a ação nasceu a partir do discurso de que as empresas não achavam pessoas com deficiência e que não as empregavam por não saber onde elas estavam. Partindo desta necessidade, em 2017, começamos a fazer o Contrata SP com esse objetivo, de mostrar para as empresas que existem pessoas com deficiência pessoas qualificadas e que procuram por uma oportunidade de emprego.”

Os interessados podem preencher o formulário online do Contrata SP – Pessoa com Deficiência.

“Ainda temos muito a evoluir na prática para tornar essa política afirmativa ainda mais efetiva. Hoje, a legislação é cumprida por apenas 50% das empresas sujeitas a ela. Os motivos são, principalmente, o preconceito e a falta de informação, ainda latentes em empresários, executivos e, sobretudo, gestores de RH, que enxergam deficiência como incapacidade”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Cursos de qualificação

Hoje, também foram abertas as inscrições para 4 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação para pessoas com deficiência, por meio do Programa Meu Trabalho Inclusivo.

“Identificamos nas oito edições do Contrata SP PCD, que a qualificação também é um dos principais gargalos para as pessoas com deficiência, que impede que elas conquistem a tão sonhada vaga de emprego. Por isso, estamos incentivando a realização desses cursos que são ministrados em locais acessíveis e com recursos inclusivos”, ressalta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Os cursos, todos realizados na capital, ocorrerão em unidades das Etecs e Fatecs com ações em áreas como Ajudante de Cozinha, Almoxarife e Estoquista, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Bartender, Corte e Costura, Cuidador de Idosos, Eletricista Instalador Residencial, Informática Básica, Jardinagem, Operador de Caixa, Recepção e Atendimento, Técnicas de Vendas entre outros.

A pré-inscrição para os cursos de qualificação podem ser feitas no site do programa Meu Emprego Inclusivo. Nele, os interessados podem escolher o curso e o local que deseja estudar. É necessário ter no mínimo 16 anos para participar. São 16 dias úteis de aulas, com 4 horas diárias e turmas de manhã, tarde e noite, com até 30 alunos por classe. A previsão é que as primeiras turmas iniciem no dia 18 de novembro.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.