Federação Nacional das Apaes capacita profissionais em Macapá

Capacitação está sendo realizada com os profissionais envolvidos nos atendimentos da Apae.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Um senhor, de cabelos grisalhos, vestindo terno preto, está segurando um microfone. Ele está à frente de uma plateia cheia de pessoas. Fim da descrição.
O presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turozi, durante abertura do evento (Foto: Divulgação)

Nesta semana, a Federação Nacional das Apaes realiza, em Macapá (AP), o projeto Capacita Apae Brasil. A abertura do projeto multidisciplinar contou com a presença de mais de 150 profissionais que atuam nas cinco Apaes do estado e a assistem mais de 2.500 pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

O Amapá, que já conta com a Apae há mais de 50 anos, é o nono estado a receber o projeto de capacitação. O objetivo é levar conhecimento para a melhoria ao atendimento realizado pelas entidades nos municípios de Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Santana e Vitória do Jari.

Capacitação da Apae

A capacitação, que está sendo realizada nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de outubro, conta com a participação do presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turozi.

Durante a abertura, ele reforçou o apoio às Apaes das regiões Norte e Nordeste na busca por melhorias e na luta por direitos, além de fazer uma apresentação introdutória sobre as atividades desenvolvidas pela Rede Apae. Para Turozi, a capacitação vai proporcionar um melhor atendimento a esses milhares de alunos.

“Trouxemos técnicos da saúde, educação e assistência social e acredito que será uma experiência muito rica tanto para nós como para os profissionais. Tenho muito orgulho de participar desse movimento e apesar de não ser pai de um aluno, abracei essa causa”, garante Turozi.

O presidente da Apae Macapá, Abel Mendes, ressaltou a relevância do Capacita Apae Brasil para os profissionais que atuam no dia a dia da entidade e reforçou a importância da fundação da Federação estadual que acontecerá também nesta quinta-feira (17). “Com a Federação vamos ter uma representatividade maior na luta pelos direitos dos nossos alunos. Nós resgatamos a credibilidade do poder público, da imprensa e da comunidade Apaeana”, diz.

A abertura do evento contou ainda com a apresentação do grupo de dança Realce Apae, formado por 22 alunos de Macapá. Durante a capacitação serão formados grupos temáticos sobre assistência social, política educacional e política de saúde, com o objetivo de aprofundamento na Legislação Institucional, Marco Regulatório, Legislação indutora das ações e de políticas públicas, Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Norma Operacional Básica da Assistência Social, Resolução do Conselho Nacional de Saúde, dentre outros.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.