Conheça o dispositivo para bengala que funciona conectado ao Google Maps

Dispositivo funciona conectado ao Google Maps e pode ser acoplado a qualquer bengala tradicional.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Uma mulher caminha pela rua. Ela segura o dispositivo WeWalk acoplado a uma bengala. Fim da descrição.
Dispositivo pode ser acoplado a qualquer bengala tradicional (Foto: Divulgação)

O turco Kursat Ceylan, diretor da startup WeWalk criou um dispositivo inteligente para bengala que funciona conectado ao Google Maps. Kursat, que tem deficiência visual, disse que criou o dispositivo com a proposta de usar a tecnologia como ferramenta para ajudar pessoas cegas.

O dispositivo funciona integrado ao smartphone por meio do Bluetooth, e recebe as informações por voz do Google Maps. Para isso, ele conta com caixas de som, além de sensores que fazem o equipamento vibrar quando o usuário se aproxima de obstáculos baixos como galhos de árvores ou placas.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Um homem caminha pela rua. Ela segura o dispositivo WeWalk acoplado a uma bengala. Fim da descrição.
Startup criou dispositivo para ajudar pessoas com deficiência visual (Foto: Divulgação)

Segundo Kursat, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico já disponível, faltava algo que ajudasse realmente pessoas com deficiência visual. “Atualmente estamos falando sobre carros voadores, mas as pessoas têm usado bengalas normais. Como uma pessoa cega, quando eu estou na estação de metrô eu não sei onde fica a saída. Eu não sei qual ônibus está se aproximando. Ou quais lojas estão ao meu redor. Esse tipo de informação pode ser oferecida pela WeWalk”, conta.

O dispositivo custa 500 dólares (pouco mais de 2 mil reais) e pesa 280 gramas. Ele é capaz de detectar obstáculos entre 80 centímetros e 2 metros e meio, sendo que o cabo inteligente pode ser acoplado a qualquer bengala branca tradicional.  

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.