Guiaderodas: conheça o app que avalia acessibilidade

Plataforma colaborativa traz informações sobre acessibilidade de estabelecimentos públicos e privados.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Bruno Mahfuz, criador do aplicativo Guiaderodas. Bruno é um homem moreno, de pele clara e cabelos pretos, curtos. Bruno está sentado em sua cadeira de rodas e usa uma camiseta com o logo do app Guiaderodas. Fim da descrição.
Bruno Mahfuz, criador do app Guiaderodas (Foto: Divulgação)

Já pensou em contar com um aplicativo que avalia o grau de acessibilidade dos estabelecimentos? Pois esta novidade já existe. Trata-se do Guiaderodas, um app desenvolvido pelo empresário Bruno Mahfuz, que é cadeirante e queria uma solução que ajudasse pessoas com deficiência a se locomover pela cidade de forma autônoma e segura.

No aplicativo é possível acessar informações de acessibilidade dos locais, onde usuários com e sem deficiência compartilham opiniões e se informam sobre as instalações.

Em pouco mais de dois anos, o Guiaderodas se tornou o maior guia colaborativo de locais acessíveis da América Latina, sendo usado em mais de 60 países, e com mais de 100 mil avaliações, de 900 cidades.

Guiaderodas

Bruno sofreu um acidente de carro, aos 17 anos, e desde então ele teve que se adaptar à falta de acessibilidade, já que além das calçadas sem estrutura, faltam rampas, sinalização e respeito para pessoas com deficiência.

“Para a pessoa com deficiência ou restrição de mobilidade por o nariz para fora de casa é um parto, a começar pelas calçadas. E, depois de tudo isso, quando a pessoa finalmente chega ao destino, o lugar tem uma escada na porta, ou não tem um banheiro que ela possa utilizar. Isso acaba impedindo o acesso a diversos ambientes”, lamenta Bruno.

Disponível para os sistemas Android e IOS, o app disponibiliza informações para que pessoas saibam sobre a acessibilidade de diversos locais, previamente avaliados por usuários, que podem incluir também informações mais complexas sobre os locais visitados, dando maior clareza para pessoas com deficiência que estejam interessadas em conhecer o local.

Certificação empresarial

O sucesso do app foi tão grande, que pouco depois, Bruno criou a  certificação empresarial Guiaderodas, que avalia a acessibilidade estabelecimentos não apenas em questões de norma, mas também baseado na competência do arquiteto responsável, da experiência da pessoa com deficiência no local e contando também com a percepção de quem frequenta aquele ambiente.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.