Personagem autista é capa da revista da Turma da Mônica de julho

A principal história da edição traz informações sobre como agir com crianças autistas.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Capa da revista da Turma da Mônica. A capa tem fundo cor de rosa e os personagens estão em um buffet infantil. No primeiro plano vemos os personagens Mauricio de Sousa, Mônica e André. Ao fundo, os personagens Cascão e Cebolinha estão em um brinquedão. Uma mulher, loira, está à frente do brinquedão. Ela está usando uma camiseta com a imagem do Bidu. Fim da descrição.
Personagem autista nasceu com a proposta de conscientizar as pessoas sobre o transtorno (Imagem: Divulgação)

Neste mês, o personagem autista André é capa e da revista da Turma da Mônica. O autismo também é tema da história principal da edição, nº 51, que está nas bancas.

Criado em 2003, por Mauricio de Sousa, o personagem André nasceu com a proposta de abordar o autismo, mostrando a importância de conhecer o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e possam respeitar pessoas autistas.

A história se passa durante as comemorações dos 60 anos dos Estúdios Mauricio de Sousa, que recebe a visita de André, um amiguinho muito especial, mas que ninguém contava que fosse aprontar tanto! Depois de descobrir uma passagem secreta, ele se aventura pelo mundo da turminha mais amada do Brasil e, durante seu passeio, repete frases ou palavras que ouve de outras pessoas ou mesmo da TV. Esse é um dos sintomas, conhecido como ecolalia, do autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

“A participação cada vez maior do André nas histórias da Turminha é importante para mostrar para a criançada de um jeito lúdico como todos ganham ao conviver com as diferenças. Além disso, temos muito fãs dentro do Transtorno do Espectro do Autismo e queremos que eles se sintam representados”, diz o desenhista Mauricio de Sousa.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.