Meu nome é Daniel: filme sobre paralisia rara é premiado em festival de cinema

Cineasta Daniel Gonçalves mostra sua rotina para combater estereótipos de pessoas com deficiência.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Daniel está sentado em uma cadeira. Ele está sem camisa. Daniel é um rapaz moreno, de pele clara e cabelos castanhos, lisos e curtos. Fim da descrição.
O cineasta Daniel, que conta a sua história no longa premiado 'Meu nome é Daniel' (Foto: Divulgação)

O filme ‘Meu nome é Daniel’ é uma autobiografia, escrita pelo cineasta Daniel Gonçalves, 35 anos, que nasceu com uma paralisia rara. Para contar sua história, Daniel decidiu fazer o filme, que conquistou um prêmio internacional de cinema.

A conquista veio de forma surpreendente no prêmio ‘Documental Calificado Oscar’, do Festival Internacional de Cine de Cartagena, realizado na Colômbia. Com o prêmio, o filme foi classificado para disputar o Oscar, na categoria Melhor Documentário, em 2020.

O longa ‘Meu nome é Daniel’ teve sua primeira exibição, há um ano, no festival Olhar de Cinema, em Curitiba (PR). 

Em janeiro, o filme também conquistou o Troféu Barroco de Melhor Filme, eleito pelo Júri Popular, na 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes. 

A estreia do longa, em circuito comercial, está prevista para o segundo semestre, com lançamento pela Olhar Distribuição.

Meu nome é Daniel

O filme parte de alguns questionamentos de Daniel sobre sua paralisia, e foi para combater alguns estereótipos de pessoas com deficiência que ele decidiu lançar o longa, dirigido e protagonizado por ele. 

“A ideia do filme surgiu depois que um curta, que eu lancei, sobre a minha paralisia, viralizou nas redes. E, no Brasil, é a primeira vez que uma pessoa com deficiência faz um filme sobre sua própria vida. Porque normalmente nós somos retratados por pessoas sem deficiência, e eu acho que assumir esse lugar de fala é uma coisa muito importante”, conta Daniel. 

Confira o trailler do longa!

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.