Novidades nas cartilhas do Espaço da Cidadania

Confira as novidades do Espaço da Cidadania.

0
1295
Descrição da imagem #PraCegoVer: Cartilhas do Espaço da Cidadania. No lado direito da imagem está a capa da cartilha 'Conviva com a diferença' e do lado direito está a capa da cartilha 'Inclusão é atitude! Qual a tua?'. Fim da descrição.
As cartilhas do Espaço da Cidadania (Imagem: Divulgação)

Dentro de um mês a cartilha ‘Conviva com a diferença – Dicas para relacionamento social com a pessoa com deficiência’, do Espaço da Cidadania, trará informações sobre pessoas com autismo e pessoas com transtornos mentais. Já a cartilha ‘Inclusão é Atitude! Qual é a Tua?’ terá versão eletrônica. 

Para trocar experiências sobre as novidades haverá um encontro com os organizadores e revisores das publicações, aberto aos interessados, no dia 28 de junho.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Os participantes do encontro do Espaço da Cidadania. Fim da descrição.

Quem quiser participar pode entrar em contato com o Espaço da Cidadania até o dia 19 de junho, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (11) 3685-0915, com Leandro Vital.

1º Fórum Regional de Saúde do Trabalhador

Descrição da imagem #PraCegoVer: Logo do 1º Fórum Regional de Saúde do Trabalhador. Um capacete amarelo está ao lado um círculo com o sinal de mais. Símbolo da saúde. Fim da descrição.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Grupo de Vigilância Sanitária de Osasco convidam para o Fórum Regional de Saúde do Trabalhador, que discutirá a importância da notificação de acidentes de trabalho graves e fatais na região.

Entre os palestrantes estará José Carlos do Carmo (Kal), conhecido pela atuação pela inclusão de trabalhadores com deficiência.

O Fórum acontece no dia 26 de junho, das 8h às 13h, na Faculdade Anhanguera (Av. dos Autonomistas, 1325 – Vila Campesina – Osasco). Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 15 de junho, no site do evento.

Saúde não se troca por dinheiro: Há 40 anos foi realizada a 1ª Semana de Saúde do Trabalhador (SEMSAT), organizada por 49 sindicatos e 6 Federações de trabalhadores, que tinha por objetivo exigir reconhecimento das doenças provocadas no trabalho, criação de um sistema de fiscalização eficiente, etc.

A movimentação aconteceu em várias cidades paulistas em maio de 1979 e deu origem à criação do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT) no ano seguinte.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustrações do Gibi publicado em 1979. Fim da descrição.

Entre as reivindicações da época estava a proibição do trabalho da mulher em ambientes insalubres, o que foi ilustrado com maestria pelos cartunistas Laerte Coutinho e Fausto no Gibi dos Trabalhadores lançado pela Oboré, em setembro de 1979.

Em tempo: o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a norma da reforma trabalhista (Lei nº 13.647, de 2017 artigo 394-A) que admitia a possibilidade de trabalhadoras grávidas e lactantes desempenharem atividades insalubres. A Ação Direta de Constitucionalidade (ADI) votada em 29/05/2019 foi apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos. Os Ministros do STF entenderam que a nova regra fere direitos garantidos na Constituição Federal, como o direito social à maternidade, à saúde e às condições dignas.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Logo da Escola Dieese. Três mãos, coloridas, estão sobrepostas. Abaixo da imagem está escrito: Escola Dieese de Ciências do Trabalho. Fim da descrição.

O futuro do trabalho: A Escola Dieese de Ciências do Trabalho, que é a única que oferece o curso de Ciências do Trabalho, está com inscrições abertas para o vestibular 2019. Há programa de bolsa de estudos. Os interessados podem se inscrever no site da Escola Dieese.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.