Fundação Toyota de Mobilidade promove desafio para reinvenção da cadeira de rodas

Projetos finalistas foram anunciados em um evento internacional realizado em Las Vegas.

0
1387
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Ilustração de uma mulher atravessando a rua. Ela está em uma cadeira de rodas. Fim da descrição.
A cadeira de rodas Phoenix Ai Ultralight Wheelchair da equipe do Phoenix Instinct, do Reino Unido (Imagem: Divulgação)

A Fundação Toyota de Mobilidade anunciou os cinco finalistas do desafio que propõe a reinvenção da cadeira de rodas. O anúncio foi feito durante a feira de tecnologia CES, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Entre os finalistas estão representantes dos Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido. Nesta fase final do desafio, os grupos receberão um subsídio de 500 mil dólares para a finalização de seus protótipos, que serão apresentados em um grande evento na cidade de Tóquio, no Japão, no ano que vem, quando o grande vencedor receberá o prêmio de 1 milhão de dólares para desenvolver o produto.

Conheça os finalistas

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Ilustração de uma pessoa na cadeira de rodas, que está sendo acoplada a uma plataforma. Fim da descrição.
O dispositivo Moby foi desenvolvido pela italiana Italdesign (Imagem: Divulgação)

Moby: Desenvolvido pela empresa italiana Italdesign, o dispositivo elétrico com rodas está conectado a uma plataforma que permite seu compartilhamento com outras pessoas, com a reserva sendo feita via aplicativo. Com isso, basta ir ao hub mais próximo para embarcar no Moby com a cadeira de rodas.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Ilustração de uma mulher atravessando a rua. Ela está em uma cadeira de rodas. Fim da descrição.
A cadeira de rodas da equipe do Phoenix Instinct, do Reino Unido (Imagem: Divulgação)

Phoenix Ai Ultralight Wheelchair: O projeto assinado pelo Phoenix Instinct, do Reino Unido, é uma cadeira de rodas estável e com um sistema que resiste ao impacto das ruas, se ajustando ao centro de gravidade para se adequar ao que o usuário está fazendo, o que torna o veículo fácil de empurrar e girar, além de eliminar as vibrações que podem gerar dor.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Ilustração dividida em duas partes. Do lado esquerdo, um homem está em uma cadeira de rodas. Do lado direito, o mesmo homem, está em pé na mesma cadeira. Ele conversa com uma mulher. Fim da descrição.
A Qolo idealizada pela equipe da Universidade de Tsukuba (Imagem: Divulgação)

Qolo: A cadeira inteligente Qolo (abreviação para Quality Of Life With Locomotion) foi idealizada pela equipe da University of Tsukuba, do Japão. Nela, é possível sentar e levantar de acordo com as possibilidades e necessidades do usuário.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Ilustração de uma pessoa caminhando na rua usando um exoesqueleto. Fim da descrição.
O exoesqueleto Quix foi desenvolvido pela americana Ihmc & Myolyn (Imagem: Divulgação)

Quix: Outra americana, a Ihmc & Myolyn, desenvolveu um exoesqueleto móvel que permite aos usuários se movimentar na vertical.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Ilustração de uma mulher atravessando a rua na faixa de pedestres. Ela usa um aparelho nas pernas. Fim da descrição.
The Evolwalk desenvolvido pela americana Evolution Devices (Imagem: Divulgação)

The Evolwalk: Desenvolvido pela americana Evolution Devices, trata-se de um dispositivo com sensores ligados às pernas do usuário para estimular os músculos certos para a caminhada.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.