APAE DE SÃO PAULO lança campanha Junho Lilás

Ação acontece no Dia Nacional do Teste do Pezinho.

0
2161
Descrição da imagem #PraCegoVer: Ponte Estaiada iluminada com a cor lilás. Ao fundo vemos um por do sol. Fim da descrição.
Nesta semana, alguns pontos turísticos estão sendo iluminados de lilás (Foto: Reprodução @drone.cyrillo)

Nesta semana, a APAE DE SÃO PAULO lança a campanha Junho Lilás, em comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho. A campanha está em sua terceira edição e foi criada pela União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert).
Com isso, no próximo dia 6 de junho, 200 crianças que receberam diagnóstico na triagem neonatal do Teste do Pezinho, soltarão balões no céu da capital paulista.

Cada balão terá o nome da criança que o soltará. “Queremos mostrar que as crianças que passaram pela triagem neonatal e receberam diagnóstico positivo de alguma doença não precisam ficar dentro de hospitais ou de suas casas. Elas têm de estar na sociedade. Os balões são simbólicos, mas transmitem uma mensagem de inclusão. Cada balão representa uma criança que está indo para o mundo”, explica Sônia Hadashi, supervisora do Laboratório APAE DE SÃO PAULO.

A triagem neonatal deve ser realizada após as primeiras 48 horas do nascimento, até o 5º dia de vida do bebê. Além disso, a Organização pretende enfatizar a necessidade de se ampliar o número de exames cobertos. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) cobre a realização de exames para se detectar até seis doenças no Teste do Pezinho (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita), mas o laboratório da APAE DE SÃO PAULO, referência em todo o País, oferece testes mais ampliados, em que é possível se detectar até 50 doenças graves, incluindo falhas imunológicas que podem levar a óbito caso não sejam tratadas precocemente.

Monumentos públicos terão iluminação especial

Na quinta-feira, o Congresso Nacional, no Distrito Federal, receberá iluminação especial com a cor lilás. Na capital paulista, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, também haverá iluminação especial, entre os dias 3 e 10 de junho, em alguns pontos, como a Ponte Octávio Frias de Oliveira, o Viaduto do Chá, o prédio da Prefeitura e o Monumento às Bandeiras.

APAE DE SÃO PAULO é referência no Teste do Pezinho

Pioneira na realização do exame no País, a APAE DE SÃO PAULO implantou o Teste do Pezinho no Brasil em 1976 e, desde 2001, é um Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) credenciado pelo Ministério da Saúde. Atualmente, a Organização é responsável pela realização do teste de 80% dos bebês nascidos na capital paulista e 67% dos recém-nascidos do Estado de São Paulo triadas no Brasil por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e de maternidades e hospitais privados.

O Laboratório da APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em número de exames realizados e desde a sua implantação triou mais de 16 milhões de crianças brasileiras. Somente em 2018, foram realizados mais de 2,6 milhões de exames. A Organização também tem um sistema de Busca Ativa, que realiza a convocação imediata de todos os recém-nascidos que apresentam alteração no Teste do Pezinho. Caso seja solicitada a recoleta, é fundamental fazê-la imediatamente. A APAE DE SÃO PAULO possui ainda Ambulatório de Triagem Neonatal com equipe interdisciplinar para orientação e tratamento dos casos confirmados.

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.