Turma da Mônica lança tirinha sobre o autismo

Tirinha trará o personagem André, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o autismo.

0
225
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Mônica e André, personagem que tem autismo. Eles estão frente a frente, e Mônica está dando o coelho Sansão ao menino. Fim da descrição.
Os personagens Mônica e André (Imagem: Reprodução)

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, o Instituto Mauricio de Sousa lança uma tirinha da Turma da Mônica sobre o autismo, com a participação do personagem André, que é autista.

O personagem, criado especialmente para falar sobre o assunto, aparece de forma eventual nas histórias de Mauricio de Sousa, que sempre faz questão de abordar temas como inclusão e diversidade em suas criações.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Tirinha da Turma da Mônica criada em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo. São três quadros em que os personagens Cebolinha e Cascão interagem com André, personagem da Turma da Mônica, que tem autismo. Fim da descrição.Entre as ações relacionadas à data, o instituto também lançará seis animações curtas sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que poderão ser vistos tanto nos canais oficiais do Instituto quanto no canal da Mauricio de Sousa Produções no YouTube.

O objetivo é mostrar alguns sinais do autismo em crianças e a importância de procurar orientação profissional o quanto antes para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento, pois quanto mais precocemente se iniciarem as intervenções, melhores as perspectivas de qualidade de vida para a pessoa.

 

Personagem com autismo

“Quando criamos o personagem André, que é uma criança dentro do Transtorno do Espectro do Autismo, ouvimos vários especialistas no assunto, além de conhecer crianças dentro do espectro. O TEA não é fácil de ser identificado e por isso o tratamento pode vir tarde. Então, é preciso passar para os pais, professores e pessoas próximas a essas criancinhas a informação sobre os cuidados e busca de orientação para ajudá-las a desenvolverem todo seu potencial”, diz Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica e presidente do instituto.

Em 2001, o instituto foi convidado por uma representante da Universidade de Harvard para desenvolver um projeto com o objetivo de alertar a população sobre os sintomas do TEA. Após meses de estudos nasceu André, um personagem autista para fazer parte da Turma da Mônica.

Com base nesse personagem, o instituto criou a revista em quadrinhos “Um Amiguinho diferente” e seis vinhetas de desenho animado, que alertam pais, familiares e professores para a importância do diagnóstico precoce e esclarecem o comportamento que deve ser adotado com a criança dentro do espectro do autismo. Já foram distribuídos 60 mil exemplares da publicação. As seis vinhetas informativas com o André acabam de ser atualizadas e serão divulgadas no canal do YouTube da MSP Mauricio de Sousa Produções.

Recentemente, o instituto firmou parceria com a Revista Autismo, publicação trimestral de distribuição gratuita, publicando um cartum com o personagem André para esclarecer sobre aspectos do TEA. A revista pode ser solicitada no site da Revista Autismo, mediante o pagamento da taxa de frete.

 

Alok descreve vídeo para jovem com deficiência visual

Empresa lança acessórios adaptados para pessoas com deficiência motora

Turma da Mônica apresenta personagem com doença rara

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.